04/08/2009 | 18:25
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Ford Ranger 2010

Picape ganhou roupa nova e mais equipamentos

Autor: Carina Mazarotto/Foto: Divulgação / Ford
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Página: Ford Ranger 2010
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, Lançada em 1994 no mercado brasileiroa veterana Ranger hoje produzida na Argentina chega ao modelo 2010 com mudanças significativas no visual. Ganhou novos farois capô grade frontal e para-choque cromados menos vincos nas laterais caixas de roda integradas e maior ângulo de ataque. Por trás da nova roupa porém nada mudou: motor transmissão e suspensão seguem a mesma receita do modelo atual. Esta é a última re-estilização da Ranger antes de sua nova geração que deve chegar daqui a três anos. A era flex por enquanto continua nos planos.

Outra novidade da linha 2010 está na introdução de duas novas versões. Agora os modelos com cabine dupla também estão disponíveis nas versões XL 4x4 com motor 3.0 diesel e o topo de linha Limited 4x2 a gasolina. No total serão 18 versões nas concessionáriasa partir da segunda quinzena de agosto. Os preços começam em R$ 45.900na versão XL 4x2 cabine simplespara frotistase variam até R$ 96.730 na versão topo de linha Limited 4x4 cabine dupla modelo que está R$ 8 mil mais barato que o anterior.

Há ainda as opções de acabamentos XLS e XLT (gasolina ou diesel). Apenas a Ranger Sport ainda não recebeu o novo designo que deve acontecer em breve. Durante lançamento da picape realizado em Campinas (SP)na semana passada tivemos oportunidade de dirigir a versão XLT 4X4 dieselcabine dupla (R$ 89.290).

ESTILO

Basta colocar os modelos 2010 e 2009 lado a lado para listar as mudanças no design da nova Ranger. O para-choque agora é de aço cromado (a partir da versão XLT) eacima delehá uma nova peça em plásticona cor preta. O acabamento metálico se estende para os três filetes horizontais da grade frontal como no novo Fusion. O capôagora de aço estampado foi redesenhado assim como os retrovisoresfarois dianteiros e lanternas traseiras. Nas lateraisa superfície da carroceria perdeu os vincos e as maçanetas são novasvindas do Ecosport. A versão cabine dupla também passa a ser oferecida na cor externa vermelha.

Por dentropouca coisa mudou. O painel acinzentado dá lugar à cor pretaa pedido dos clientessegundo a Ford. Apenas o console central traz acabamento em cinzaque lembra a cor prateada. Bancos e portas receberam novos tecidose o painel de instrumentos também tem novos grafismos.

A versão XLT 4X4avaliada pelo Carsalesai de série com rodas de liga-leve de 16 polegadasfaróis de neblinaestribos lateraisiluminação da caçambafreios com ABS airbags duplos frontais ganchos (dianteiro e traseiro) para reboquerádio CD player com MP3 e conexão para iPod USB e Bluetooth computador de bordo ajuste de altura para o banco do motorista descansa-braço no banco traseiro alarme antifurto ar-condicionadotrio elétrico (vidrostravas e retrovisores)entre outros equipamentos.

DESEMPENHO

É no motor diesel que a Ranger encontra seu ponto forte. O propulsor 3.0 litrosde 16 válvulasgera 163 cv de potência e tem um dos melhores torques da categoria: 38,7 kgfmdisponível já a partir dos 1.600 rpm. A picape tem fôlego suficiente para retomar velocidade na estrada ou pistas de terrasituação que enfrentamos durante uma prova de regularidade entre as cidades de Campinas e Ituno interior de São Paulo.

Aos 100 km/h em quinta marchao conta-giros trabalha aos 1.800 rpm uma boa posição do ponteiroque otimiza o consumo de combustível e proporciona um baixo nível de ruído dentro da cabine. Segundo a Forda Ranger a diesel tem consumo médio (cidade e estrada) de 11 km/l. O sistema de suspensão traseiroredimensionado em 2007ajuda a evitar as saídas de traseira. Com as mudanças no designo ângulo de ataque da picape também melhoroupassando de 30o para 34o.

MERCADO

Antes de lançar a nova geração da Ranger provavelmente em 2012a Ford aposta no design e no custo-benefício do modelo 2010 para enfrentar seus principais concorrentes: Totoya Hilux Mitsubishi L200 e Chevrolet S-10líder da categoria e única do segmento com opção de motor flex. Para a Fordno entantoo propulsor flexível ainda não é prioridade. Atualmente75% do mercado alcançado pela Ranger correspondem aos modelos a diesel. “Estamos trabalhando no motor flex” garantiu Wilson Vasconcelos Filhogerente de Marketing de picapes da Ford. 
 
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Veja abaixo a galeria de fotos:
 
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Ficha Técnica
Ranger 2010 XLT 4X4
Motor
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, diesel
Cilindrada (Cm³)
2.968
Potência (Cv)
163 a 3.800
Torque (Kgfm)
38,7 a 1.600
Câmbio
Manual de cinco marchas
Comprimento (m)
5,14
Largura (m)
1,79 (sem retrovisor)
Altura (m)
1,76
Entre-Eixo (m)
3,19
Peso (Kg)
1.992
Suspensão
Independente, do tipo McPherson no eixo dianteiro e semi-independente, com eixo de torção no traseiro
Freios
A disco sólido na dianteira e a tambor na traseira
Tanque (l)
75
Preço (R$)
89.290
Largura Da Caçamba
1,37
Altura Livre do Solo
359
Volume Caçamba
844,4
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