O título da matéria parece curioso. Mas reflete algo com o qual convivemos bastante nos últimos anos: tecnologia digital. Antes de entrar no tema vale observar que o Volkswagen up! TSI se tornou uma sensação, especialmente entre os jovens. O compacto da Volkswagen revolucionou o mercado com o motor turbo de 1 litro e três cilindros.

Nesse ponto entra em cena o trabalho da Tork One, empresa sediada no interior de São Paulo com foco no aumento de potência de modelos turboalimentados. O sistema é instalado na injeção e trabalha em conjunto com o aplicativo. São seis mapas de preparação e pressões distintas na turbina.

O resultado é imediato. Com a possibilidade de desligamento do controle de tração também através do aplicativo o motorista tem à disposição até 156 cv, mostrando ainda mais agilidade ao compacto. E quando a brincadeira acabar basta voltar o sistema original e economizar valiosos litros de combustível. Tudo isso, literalmente, ao toque de um botão.

Renato Bellote, 36, é jornalista automotivo em São Paulo, apaixonado por vídeo e mostra nesta garagem virtual um pouco desse mundo através das lentes de sua câmera. A placa preta – marca registrada – é utilizada desde fevereiro de 2007 para eternizar máquinas antigas e modernas. O autor é colaborador das Revistas Driver e VIP BOAT e colunista dos portais Webmotors e Carsale. Além disso, o canal do Youtube tem 20 milhões de acessos e 125 mil inscritos. O mais importante, porém, é que a paixão por carros está presente há muito tempo em sua vida, mais precisamente desde o dia em que saiu da maternidade a bordo de um Dodge Charger R/T. (www.garagemdobellote.com.br)