No ano de 2016 a Ferrari afirmou que jamais teria em sua gama de produtos um utilitário esportivo. Em janeiro de 2018, a marca italiana mudou completamente de opinião e decidiu ingressar no badalado segmento, no qual suas rivais já estavam presentes. Nesta terça-feira (18) foi a vez de a fabricante de Maranello revelar publicamente o nome do seu primeiro SUV: Purosangue.

A Ferrari Purosangue chegará para compor o segmento de SUVs de extremo luxo e alto desempenho, ao lado dos rivais Lamborghini Urus, Rolls-Royce Cullinan e Bentley o Bentayga. Confira abaixo verdades e mitos sobre o primeiro utilitário esportivo da Ferrari.

Para a Ferrari, Purosangue não é um SUV (Verdade)

A grife italiana prefere utilizar o termo FUV, sigla em inglês que significa “veículo utilitário da Ferrari”. “Eu detesto ouvir o termo SUV na mesma frase que o nome Ferrari”, disse o CEO Louis Camilleri, que assumiu o comando da marca italiana após a morte de Sergio Marchionne, em julho.

Purosangue terá sistema híbrido (Verdade)

Assim como 60% de toda a linha da Ferrari a partir de 2022, o futuro modelo será equipado com um sistema híbrido de propulsão. A fabricante aproveitou o anúncio para revelar que seu primeiro modelo de quatro portas será desenvolvido a partir de uma arquitetura completamente nova, com sistema de tração integral (em vez de traseira), suspensão inédita e motor central-dianteiro.

Design do modelo já foi revelado (Mito)

Até o momento, poucas pessoas no mundo — basicamente, só aquelas muito envolvidas no projeto — conhecem o visual do futuro SUV da Ferrari (entre elas, claro, Camilleri, o CEO. O visual da nova Ferrari é mantido em sigilo até mesmo dentro da empresa. Hoje, qualquer imagem do modelo não passa de projeção (ou seja, um palpite). As imagens que ilustram esta reportagem são do designer brasileiro Kleber Silva e de uma convenção da Ferrari, mas não necessariamente revelam qualquer detalhe sobre a Purosangue.

Ferrari adiou data de lançamento (Verdade)

Sergio Marchionne havia prometido que o SUV da Ferrari seria revelado mundialmente em 2019 ou no início de 2020. No entanto, após sua morte e a ascensão de Camilleri, o cenário mudou e o produto será lançado apenas em 2022. “Temos que aperfeiçoá-lo, e para isso precisamos de um pouco mais de tempo”, disse o novo CEO.

Purosangue terá porte de Lamborghini Urus (Mito)

A própria Ferrari confirmou que a Purosangue não será tão grande quanto o Lamborghini Urus. Lembrando que o SUV da Lamborghini mede 5,11 metros de comprimento, 2,01 m de largura e conta com 3 m de entreeixos.

Imagens: Divulgação / Kleber Silva