Diversas fabricantes de automóveis já apresentaram conceitos com câmeras no lugar dos espelhos retrovisores como alternativa tecnológica de segurança e ao mesmo tempo melhorar a aerodinâmica dos carros. A Lexus, divisão de luxo da Toyota, saiu na frente e lançou no Japão câmeras de alta definição entre os opcionais do sedã ES 300h.

Os equipamentos posicionados no lugar dos espelhos convencionais são protegidos por hastes com uma carcaça plástica que mantêm os repetidores de seta. As imagens do que acontece atrás do veículo são projetadas em duas telas LCD de 5 polegadas instaladas nas colunas dianteiras.

De acordo com a Lexus, por serem menores que os espelhos convencionais, as câmeras reduzem o arrasto aerodinâmico e o ruído do vento, melhorando o desempenho e o consumo do carro, e o conforto acústico dos ocupantes. Além disso, a visibilidade foi favorecida em manobras em marcha à ré e durante mudanças de faixa no trânsito.

As câmeras estarão disponíveis inicialmente no ES 300h a partir de outubro somente no Japão, mas a Lexus pretende estender o recurso a outros modelos no futuro. A marca diz que, para oferecer o equipamento em outros mercados, depende da aprovação dos órgãos responsáveis pela segurança viária de cada país.

Fotos: Divulgação