Picape do Fiat Mobi será lançada em 2020, segundo site

Recentemente flagrada em testes no interior do estado de São Paulo, a picape compacta derivada do Fiat Mobi estreará no mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2020, posicionada num segmento abaixo da Strada. Segundo a apuração do jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, as primeiras unidades VP (verifica processo) serão feitas em meados de 2019, enquanto a produção será iniciada em janeiro do ano seguinte.

+ Fiat renovará toda a linha no Brasil até 2024

Chamada internamente de Projeto 2810, a nova picape compacta será feita a partir de uma plataforma híbrida com componentes estruturais do Mobi na dianteira e do Fiorino na traseira. A suspensão dianteira terá a mesma travessa do Argo, mas com braços reforçados. O conjunto traseiro será idêntico ao da Strada, usando feixes de molas.

De acordo com o Autos Segredos, uma fonte ligada ao projeto revelou que a picapinha terá opções de cabines simples, estendida e dupla de quatro portas.

A motorização mais cogitada para a picape é a Firefly 1.3, que rende até 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque com etanol, combinada ao câmbio manual de cinco marchas. No entanto, a Firefly 1.0 de três cilindros (77 cv e 10,9 kgfm com etanol) não está descartada para as versões mais básicas.

E A STRADA, COMO FICA?
Já a veterana Strada sofrerá uma profunda reestilização em 2019, porém, manterá a plataforma atual apostando na sua vocação de veículo de carga. A picape será atualizada com equipamentos inexistentes na gama atual, como direção elétrica e controles de estabilidade e tração. A motorização de entrada Fire 1.4 dará lugar à Firefly 1.3, enquanto a 1.8 E.torQ terá a opção de câmbio automático de seis marchas em versões mais caras.

Projeção: Kleber Silva, 26 anos, é designer gráfico, apaixonado por carros, miniaturas, filmes e músicas. Portfólio: https://www.behance.net/designerklebers

Redação: