A Volkswagen anunciou que investirá US$ 4 bilhões (cerca de R$ 16,3 bilhões na cotação atual) até 2025 para desenvolver negócios digitais e lançar novos produtos, incluindo uma plataforma baseada na computação em nuvem para conectar veículos e clientes, além de uma rede de compartilhamento de carros.

A fabricante alemã também informou que está trabalhando no desenvolvimento de um sistema operacional chamado de vw.OS, que será lançado juntamente com uma inédita gama de modelos elétricos a partir de 2020. De acordo com a VW, esses veículos contarão com uma nova arquitetura eletrônica, projetada especificamente para a condução autônoma. 

“Temos uma visão clara: continuaremos a construir veículos superiores. Mas daqui para frente, nossos Volkswagens serão cada vez mais dispositivos digitais sobre rodas”, disse Jürgen Stackmann, membro da diretoria de vendas da marca VW.

Sobre o compartilhamento de carros, a VW revelou que o projeto se chamará “We Share”. A princípio, o programa será iniciado na cidade Berlim (Alemanha), contando uma frota de 2.000 carros elétricos no segundo trimestre de 2019. Futuramente, o serviço será levado aos principais mercados europeus, assim como cidades selecionadas nos Estados Unidos e no Canadá.

Imagem: Divulgação