A Ford lançou nesta terça-feira (24) a linha 2019 do Ka, que ganhou importantes novidades mecânicas e de conteúdo. Os preços partem de R$ 48.490 para o hatch e R$ 51.990 para sedã e podem chegar a elevados R$ 68.990 e R$ 70.990, respectivamente, na inédita versão topo de linha Titanium.

Em termos visuais, o Ka ganhou a atualização aplicada no começo do ano no modelo vendido na Europa: para-choque e grade dianteiros redesenhados, enquanto na traseira o para-choque recebeu falsas saídas de ar nas extremidades e lanternas com novo arranjo de luzes.

Pela primeira vez em sua história, o Ford Ka passa a contar com câmbio automático de seis marchas. A caixa com conversor de torque é combinada ao motor Dragon de três cilindros de 1.5 litro e 12 válvulas, que rende 128 cv de potência e 15,6 kgfm de torque com gasolina e 137 cv e 16,2 kgfm quando abastecido com etanol.

O Ka ainda pode ser equipado com um novo câmbio manual de cinco marchas que, segundo a Ford, inova a trazer menor volume de óleo, materiais mais leves (30 kg a menos que a caixa anterior). A transmissão possui marcha à ré sincronizada e dupla sincronização nas três primeiras marchas para reduzir o nível de ruído.

Já as versões de entrada do Ka seguem equipadas com o conhecido motor de três cilindros 1.0 de 12 válvulas, capaz de gerar 80 cv e 10,2 kgfm com gasolina e 85 cv e 10,7 kgfm com etanol. A única opção de câmbio é sempre a manual de cinco velocidades.

Equipamentos
O Ka também ganhou equipamentos inéditos na linha 2019. O destaque é a central multimídia SYNC 3 com tela flutuante de 6,5 polegadas sensível ao toque com conexão às plataformas Android Auto e Apple CarPlay – incluindo a função Waze para os usuários do iOS. Há ainda duas entradas USB para carregamento e espelhamento de aparelhos na central, além da assistência de chamada automática para o SAMU em caso de acidente (para isso, um celular tem de estar pareado via Bluetooth).

Segurança
Além do SYNC, dos bancos revestidos de couro e da partida do motor por botão, as versões SEL e Titanium, tanto do hatch quanto do sedã, podem ser equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), câmera de ré, assistente de partida em rampas e controles eletrônicos de estabilidade e tração – oferecidos como opcionais.

Além da oferta desses equipamentos, a Ford promoveu melhorias estruturais, reforçando as colunas e o teto do Ka em até 1,2 mm com aços de alta resistência para aumentar a segurança dos ocupantes e se recuperar do fraco desempenho nos testes de colisão do Latin NCAP. De acordo com a Ford, houve um aumento da rigidez torcional de 5,3% no hatch e 9,2% no sedã.

Impressões
O Carsale teve a oportunidade de dirigir uma unidade do Ka hatch na versão topo de linha Titanium, equipada com o motor 1.5 e câmbio automático. Nesse rápido contato foi possível comprovar que se trata de um carro com desempenho tanto para o uso urbano quanto para viagens. Os números aferidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia não empolgam, mas estão condizentes com a proposta de um compacto com acerto voltado para o conforto e economia de combustível. O Ka cumpriu a prova de aceleração de 0 a 100 km/h em 11,04 segundos com etanol – cerca de um segundo mais rápido que o EcoSport equipado com o mesmo conjunto mecânico, porém 144 quilos mais pesado (12,16 segundos).

Os novos motor e câmbio também favoreceram o consumo. O Ka registrou ótimos 18,5 km/l no consumo rodoviário com gasolina, superando a boa marca de 17,5 km/l do Chevrolet Onix 1.4 automático, por exemplo.

As suspensões como novo acerto também merecem elogios. O Ka está com o rodar mais firme, favorecendo a estabilidade em velocidades mais altas sem comprometer o conforto. A direção elétrica  também foi melhorada com uma pegada mais direta e comunicativa.

O Ford Ka melhorou em dirigibilidade, equipamento e motores, o que é bom para o consumidor, uma vez que a concorrência terá trabalho. No entanto, essas melhorias podem comprometer o apelo do New Fiesta, que agoniza com vendas em baixa e deverá sair de linha em breve – a nova geração vendida na Europa não tem previsão de ser vendida no Brasil.

Segundo os números da Fenabrave, o Ka vendeu mais de 48 mil unidades entre janeiro e junho, enquanto o Fiesta chegou a pouco mais de 8 mil unidades emplacadas no mesmo período. Com preço inicial de R$ 56.990, o Fiesta custa apenas R$ 2 mil a menos que o Ka 1.5 SE Plus AT, que traz os mesmos equipamentos, mas com vantagem de contar com a central multimídia SYNC 3 e os novos motor e câmbio automático.

Versões e equipamentos

– Ka S 1.0 MT (R$ 45.490): airbags frontais, freios com ABS, Isofix, ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, ajuste de altura do banco do motorista, banco traseiro bipartido, computador de bordo e rodas de aço de 14 polegadas.

– Ka SE 1.0 (hatch/sedã): R$ 45.990/ R$ 49.990
– Ka SE 1.5 MT (hatch/sedã): R$ 51.990 / R$ 55.490
– Ka SE 1.5 AT (hatch/sedã): R$ 56.490 / R$ 59.990
Itens do Ka S, mais rádio, My Ford Dock (suporte para celular sobre o painel) e maçanetas e retrovisores na cor do veículo.

– Ford Ka SE Plus 1.0 (hatch/sedã): R$ 48.490/ R$ 51.990
– Ford Ka SE Plus 1.5 MT (hatch/sedã): R$ 54.490 / R$ 57.990
– Ford Ka SE Plus 1.5 AT (hatch/sedã): R$ 58.990 / R$ 62.490
Pacote SE, mais central multimídia SYNC 3 com tela flutuante de 6,5 polegadas, 2 entradas USB, sensor de estacionamento, vidro elétrico traseiro, faróis de neblina, retrovisores elétrico e roda de aço de 15 polegadas.

– Ford Ka Freestyle 1.5 MT: R$ 63.490
– Ford Ka SEL 1.5 MT (sedã): R$ 65.990
– Ford Ka Freestyle 1.5 AT: R$ 67.990
Itens do SE Plus mais dois airbags de cortina e dois laterais (totalizando seis), bancos parcialmente em couro, câmera de ré, seta no retrovisor, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, alarme volumétrico e roda de liga leve de 15 polegadas.

– Ford Ka Titanium 1.5 AT (hatch/sedã): R$ 68.990 / R$ 70.990
Adiciona aos itens das versões SEL/Freestyle os bancos em couro e partida sem chave.

O Ka Freestyle, versão aventureira exclusiva do Ka hatch, tem suspensão elevada, moldura nas caixas de rodas, rodas exclusivas e painel com acabamento marrom.

Teste Carsale-Mauá
 
Consumo cidade8,1 km/l (e)
11,1 km/l (g)
Consumo estrada14,1 km/l (e)
18,5 km/l (g)
0 a 60 km/h4,87 segundos (e)
5,00 segundos (g)
0 a 100 km/h 11,04 segundos (e)
11,93 segundos (g)
0 a 120 km/h 15,74 segundos (e)
17,61 segundos (g)
Retomada 40 a 100 km/h8,70 segundos (e)
8,88 segundos (g)
Retomada 80 a 120 km/h8,34 segundos (e)
9,57 segundos (g)
Aceleração em 400 metros17,75 segundos - 127,09 km/h (e)
18,23 segundos - 121,99 km/h (g)
Aceleração em 1000 metros32,69 segundos - 157,50 km/h (e)
33,73 segundos - 152,31 km/h (g)
Frenagem 100 a 0 km/h50 metros

Ficha técnica

ModeloFord Ka Titanium 1.5 AT
MotorTrês cilindros em linha, transversal, naturalmente aspirado com duplo comando de válvulas no cabeçote e variação do comando na admissão e escape; injeção multiponto
Cilindrada (cm³)1.497
Potência (etanol/gasolina)128/137 cv
Torque (e/g)15,6/16,1 kgfm a 4.250 rpm
Transmissão Automática com conversor de torque e seis velocidades
Freios dianteirosDiscos ventilado com ABS e EBD
Freios traseirosTambores com ABS e EBD
Suspensão dianteiraMcPherson
Suspensão traseiraEixo de torção
RodasLiga leve 15"
Pneus175/65 R15
DireçãoElétrica
Peso em ordem de marcha (kg)1.128
Comprimento (metros)3,94
Largura (m)1,77
Altura (m)1,52
Distância entre-eixos (m)2,49
Porta-malas (litros)257
Tanque (litros)52

Confira a avaliação em vídeo feita em parceria com o jornalista César Tizo, do site Autoo:

Fotos: Divulgação