A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (17) três recalls, um deles envolvendo os modelos Gol, Voyage, up!, devido a um problema nos airbags e o outros dois relacionados ao Tiguan por conta de falhas nos airbags e na suspensão.

No caso do trio composto por Gol, Voyage e up!, os modelos inclusos no recall (veja chassis abaixo) foram fabricados entre 1/2/2016 até 21/9/2017. De acordo com a Volkswagen, em caso de colisão que demande o acionamento do airbag frontal do motorista, existe a possibilidade de o componente não oferecer a proteção especificada, podendo ocasionar danos físicos ao motorista.

A fabricante fará a partir do dia 23 de julho a substituição gratuita do airbag. A orientação é para que os proprietários dos carros envolvidos no recall entrem em contato com uma das concessionárias da marca para agendar o serviço.

No caso do Tiguan, um dos recalls envolve o airbag frontal do passageiro dos modelos 2018 com o seguinte intervalo de chassis não sequenciais: de JM135333 até JM163399. A montadora ressalta que o airbag pode não funcionar corretamente. A solução para este caso é a troca gratuita do item. O serviço deve ser previamente agendado pelo proprietário do carro.

Já o segundo recall do Tiguan refere-se à porca de fixação do pivô da suspensão dianteira. As unidades citadas no chamado possuem modelo 2018 e o seguinte intervalo de chassis não sequenciais: JM100906 até JM140952. 

A Volkswagen informa que existe a possibilidade de soltura do pivô da suspensão dianteira, com o comprometimento da dirigibilidade do veículo e risco de acidentes graves. Para solucionar esta falha, a marca fará a substituição da porca citada de maneira gratuita. É necessário que o reparao seja agendado pelo proprietário do veículo previamente com uma das concessionárias da marca.

Vale lembrar que, em caso de dúvidas sobre o recall os clientes podem entrar em contato com a Volkswagen por meio do telefone 0800 019 8866 e através do site.

Imagens: Divulgação