A Volvo Cars inaugurou nesta quarta-feira (20) a sua primeira fábrica nos Estados Unidos e aproveitou para revelar o novo sedã S60 que será produzido no local. Situada na cidade de Charleston, Carolina do Sul, a unidade norte-americana com capacidade de capacidade de produção de até 150 mil carros por ano.

A partir de 2021, a fábrica também fará a próxima geração do utilitário esportivo XC90. Os carros feitos em Charleston serão destinados tanto ao mercado interno norte-americano quanto às exportações internacionais.

De acordo com a Volvo Cars, cerca de US$ 1,1 bilhão está sendo investido na operação fabril, que criará cerca de 4.000 novos empregos na região nos próximos anos – até o final deste ano. aproximadamente 1.500 funcionários serão empregados.

A primeira unidade da empresa nos Estados Unidos complementa suas duas fábricas de veículos e a unidade de produção de motores na Europa, das três plantas industriais e de motores na China, além das linhas de montagem na Índia e na Malásia.

NOVO S60

O novo S60 estreia como o primeiro veículo da Volvo sem uma oferta de motor diesel, destacando o compromisso da marca sueca com a eletrificação. Vale recordar que em 2017, a Volvo Cars foi a primeira montadora global a anunciar sua estratégia de eletrificação de toda a gama a partir de 2019.

O sedã S60 terá novos motores a gasolina híbridos plug-in e turbo alimentados: o híbrido plug-in T6 AWD, que gera potência combinada de 340 hp, e o híbrido plug-in T8 AWD, que entrega 400 hp. Os conhecidos motores a gasolina T5 e T6 também estarão disponíveis para o modelo.

Imagens: Divulgação