Se os sedãs considerados compactos, como Volkswagen Virtus, estão cada vez maiores, a Honda pode ter encontrado lá do outro lado do mundo um modelo para ficar abaixo do City, num segmento que ela não atua aqui no Brasil.

A marca registrou no país a nova geração do Brio Amaze, sedã compacto recém-atualizado na Ásia. Os pedidos de patente foram registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

De acordo com dados do fabricante, o modelo mede 4 metros de comprimento, para garantir vantagens fiscais na Índia, por 2,47 m de distância entre-eixos, 1,70 m de largura e 1,50 m de altura. O porta-malas leva 420 litros de capacidade no porta-malas. Essas medidas ficam abaixo das dimensões de Chevrolet Prisma e Hyundai HB20S, os sedãs compactos mais vendidos do país.

Para efeito de comparação, o Honda City possui 4,45 metros de comprimento e 2,60 metros de entre-eixos. A largura é de 1,69 m, enquanto a altura é de 1,48 m. O porta-malas comporta até 536 litros de bagagens.

Na Ásia o Brio Amaze usa um motor 1.2 de 90 cv a gasolina ou um 1.5 de 80 cv a diesel. O câmbio, nos dois casos, pode ser manual de cinco velocidades ou automático do tipo CVT. Por aqui, o 1.5 de 115 cv da dupla City e Fit seria o propulsor mais cotado, se a Honda não introduzir em nosso mercado o 1.0 turbo de três cilindros oferecido na Europa.

Fotos: Divulgação e INPI