Há quase 20 anos, a Toyota apresentou o primeiro Corolla nacional de oitava geração e iniciou uma trajetória de muito sucesso no mercado de sedãs médios no Brasil. Nem mesmo o desenho conservador inibiu o comprador, que deixava esse quesito de lado em prol da reconhecida qualidade construtiva, que viria a se perpetuar nas próximas gerações.

Quem teve a oportunidade de ter um Corolla desse período deve se lembrar de como ele era mais fácil de guiar por conta das dimensões compactas, mais próximas de um sedã pequeno do que de um médio. Os que apreciam essa comodidade a perderam com o tempo, já que o Corolla não parou de crescer ao longo dos anos e em nada lembra o seu passado.

Essa lacuna poderia ser preenchida pelo Etios em 2012, mas o novato ainda é muito simples para ser comparado a um Corolla. Além disso, o Etios levou cinco anos para oferecer um câmbio automático de quatro marchas como opcional. Coube ao Yaris, recém-lançado no Brasil, ocupar o espaço deixado pelo compacto Corolla do final dos anos 1990. Esse sim me parece o real sucessor daquele Corollinha.

Acha que estou exagerando? Então vamos comparar as dimensões:

Modelo
Comprimento
Largura
Altura
Entre-eixos
Corolla 19984,40 m1,69 m1,41 m2,47 m
Corolla 20184,62 m1,78 m1,48 m2,70 m
Toyota Yaris 20194,43 m1,73 m1,49 m2,55 m

Vejam como o Yaris tem dimensões muito próximas daquele primeiro Corolla nacional. Essas medidas o colocam em uma categoria que sempre fez muito sucesso no Brasil. É um carro que atende muito bem como o único veículo da família e isso me faz crer que ele venderá muito bem em nosso mercado.

Entretanto, como é de praxe, a Toyota foi conservadora em alguns pontos, como não disponibilizar motores mais modernos com baixa cilindrada e turbo, o que daria mais ânimo e menor consumo de combustível, além de equipar somente as versões mais caras do hatch e do sedã com itens de segurança como airbags laterais e de cortina.

Toyota Yaris - preços e versões

Hatch
Sedan
XL 1.3 manual: R$ 59.590XL 1.5 manual: R$ 63.990
XL 1.3 CVT: R$ 65.590XL 1.5 CVT: R$ 68.690
XL Plus 1.5 CVT: R$ 69.59XL Plus 1.5 CVT: R$ 73.990
XS 1.5 CVT: R$ 74.590XS 1.5 CVT: R$ 76.990
XLS 1.5 CVT: R$ 77.590XLS 1.5 CVT: R$ 79.990

Dito isso, resolvi listar e mostrar opções no mercado de usados que atendem esses quesitos e ainda vão poupar uma boa grana no seu bolso.

 

VW Golf Comfortline 1.4 TSI manual 2015

Para quem aprecia guiar hatches com câmbio manual, vai encontrar somente no Yaris XL 1.3 essa opção por R$ 59.590. Por ser a versão de entrada, não espere nada além dos itens básicos de conforto, como direção elétrica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos. Quem entrar em um Golf Comfortline 2015, carro na faixa dos R$ 60.000, não vai nem querer mais considerar a compra do Toyota. Estou falando de um carro muito bem acabado, com motor 1.4 turbo, 7 airbags e mais uma série de itens de conforto e conveniência. E não será difícil encontrar modelos com o teto solar oferecido como opcional.

Peugeot 308 Griffe THP 2017

Esse é um queridinho das minhas colunas, pois vira e mexe aparece como uma inteligente opção de compra. A verdade é que não tem como deixá-lo de fora, já que tem uma das melhores relações custo-benefício do mercado. A má fama da marca no Brasil contribui para isso, pois o carro perde mais valor e se aproxima de categorias inferiores, deixando-o bem interessante. Por cerca de R$ 66.000, é possível levar esse hatch médio que tem motor 1.6 turbo, 6 airbags, bancos em couro e teto solar. Também dá para levar um simples Yaris XL 1.3 com câmbio CVT e depois ficar arrependido com a decisão errada

Golf Highline 1.4 DSG 2015

Novamente o Golf, mas agora em uma versão ainda mais refinada, a Highline, com câmbio automatizado de dupla embreagem na faixa dos R$ 70.000. Nesse valor, é possível garimpar por modelos que tenham alguns dos pacotes de opcionais que os amantes de Golf tanto apreciam: o Elegance ou o Exclusive. É muito mais carro que um Yaris XL Plus 1.5 CVT e até o pessoal da Toyota deve concordar com isso.

Chevrolet Cruze Sport6 LT 2017

Ao optar pelo Yaris hatch mais caro, é preciso pagar R$ 77.590 na versão XLS 1.5 CVT. Vem bem recheada, com todos os equipamentos de segurança e até teto solar, algo que nem o Corolla tem disponível. Mas aí você dá uma olhada no estoque de usados da concessionária e se depara com um Cruze Sport6 LT 2017 pelo mesmo valor. Hatch médio completão, com motor 1.4 turbo de 154 cv e câmbio automático de seis marchas. Será que precisa pensar mais de uma vez para tomar a decisão?

Citroën C4 Lounge Origine manual 2017

Em um mundo onde os sedãs médios com câmbio manual estão cada vez mais raros, a Citroën não só o manteve em seu C4 Lounge, como uniu ao potente motor THP 1.6 turbo de até 173 cv quando abastecido com álcool. Veja bem, são 173 cv domados com câmbio manual! Tudo isso pelo mesmo valor de um simples Yaris sedã XL com transmissão manual

Peugeot 408 Griffe THP 2017

Assim como no hatch 308, o sedã 408 sofre com desvalorização e isso é ótimo para quem quer levar para garagem um carro usado completíssimo pelo preço de um Yaris sedã XL CVT. Comparar um com o outro é perda de tempo, tamanha a superioridade do sedã francês. Ambos estão na faixa dos R$ 70.000.

VW Jetta Comfortline 1.4 TSI tiptronic 2016

Se os centímetros a mais do Jetta não forem problema, eis aqui uma excelente opção frente ao Yaris sedã XS, na faixa dos R$ 77.000. O “mini Passat” tem motor 1.4 turbo de 150 cv e câmbio automático de 6 marchas, conjunto que gasta menos e anda mais que o 1.5 aspirado do Yaris. 

Chevrolet Cruze sedã 1.4 turbo LT 2017

Para fechar a lista, o mais caro dos Yaris encosta nos R$ 80.000, valor pedido na versão XLS. O sedã médio da Chevrolet é encontrado por até menos que isso na versão LT e por um pouco mais na versão LTZ. Assim como no hatch, trata-se de um carro em uma categoria superior ao Yaris em todos os sentidos.

E você, meu caro leitor, qual dessas opções você colocaria na sua garagem?

Veja também: Yaris quer ser o HB20 da Toyota (vídeo)

Felipe Carvalho é o primeiro caçador profissional de carros do Brasil. Acesse o site www.cacadordecarros.com.br e saiba mais. Inscreva-se no canal do Caçador de Carros no YouTube e curta a página de Felipe no Facebook.