A Toyota lidera as vendas globais de marcas no mês de abril e no acumulado de 2018, de acordo com o relatório da a consultoria automotiva Focus2Move divulgado nesta quinta-feira (7). A fabricante japonesa acumula 2.8 milhões de veículos comercializados levando em consideração o volume acumulado no primeiro quadrimestre – o resultado é apenas 0,6% superior que o mesmo período do ano anterior. No consolidado de abril, a marca somou 677.284 unidades e alta de 2,9% ante o mesmo mês de 2017.

A Volkswagen, que ocupa a segunda posição no no ranking, soma 2,3 milhões de veículos no ano e 560.516 em abril. No entanto, a alemã obteve avanços mais significativos com alta de 6,1% no ano e 12,1% em abril, comparando com os mesmos períodos do ano passado.

A terceira marca mais vendida globalmente é a Ford que no quadrimestre soma 1,8 milhão de veículos e queda de 5,9% ante 2017, seguida pela Nissan com 1,6 milhão e baixa de 0,2% e Honda com 1,4 milhão e declínio de 1,3%. 

Já as últimas cinco posições do top 10 de vendas globais são representadas pela Hyundai (1,4 milhão de vendas), Chverolet (1,3 milhão), Kia (941 mil), Renault (878 mil) e Mercedes-Benz (872 mil). Todas as cinco marcas citadas obtiveram crescimento no volume de veículos vendidos no quadrimestre em relação a 2017. 

Confira abaixo tabela com o desempenho das dez marcas mais vendidas no mundo em 2018.

Marcas
Vendas acumulado 2018
Vendas abril
Participação global em 2018
 
1) Toyota 2.811.902 677.284 9,2%
2) Volkswagen2.308.040560.5167,5%
3) Ford1.880.804461.9196,1%
4) Nissan 1.625.005341.1355,3%
5) Honda 1.482.760358.4784,8%
6) Hyundai 1.421.405373.9104,6%
7) Chevrolet 1.307.191344.3644,3%
8) Kia 941.575254.2953,1%
9) Renault 878.173222.2802,9%
10) Mercedes-Benz 872.975214.0952,9%

Imagens: Divulgação