A equipe da Ohio State University venceu a edição deste ano do EcoCAR 3, um concurso promovido pelo governo dos Estados Unidos e General Motors para estimular o desenvolvimento de fontes energéticas alternativas sem comprometer o desempenho e segurança do veículo com o menor impacto ambiental possível.

Com 895 pontos de mil possíveis, a Ohio State University desbancou as outras 15 equipes universitárias com o projeto de um Chevrolet Camaro híbrido plug-in, movido por um motor 2.0 abastecido com E85 (85% etanol e 15% gasolina), um propulsor elétrico e câmbio automatizado de cinco velocidades. O conjunto gera 355 cv de potência.

Equipado com uma bateria de 18,9 kWh instalada no porta-malas, que pode ser recarregada em tomadas, o Camaro é capaz de rodar 64 quilômetros com uma única carga.

“O EcoCAR 3 é um grande programa que promove as futuras gerações de engenheiros automotivos e profissionais de negócios, encorajando-os a se tornarem verdadeiros inovadores. Os vencedores deste ano – e todas as equipes – são provas disso. A GM está orgulhosa de apoiá-los”, disse Ken Morris, vice-presidente de Programas de Produtos Globais da General Motors.

Fotos: Divulgação