A Volkswagen finalmente revelou o visual e detalhes da linha 2019 da dupla Gol e Voyage. Os modelos chegarão às lojas da marca no mês de junho com visual reestilizado, motor 1.0 MPI mais potente e versão única de acabamento. Os preços e a oferta da aguardada transmissão automática de seis marchas não foram revelados até o momento.

Tanto o hatch quanto o sedã podem ser equipados com o motor 1.6 MSI de até 104 cv ou o propulsor 1.0 MPI de três cilindros de até 84 cv com etanol (aumento de 2 cv).

Gol e Voyage passam a adotar o mesmo para-choque do Gol Track, com a parte inferior redesenhada. A peça herdada da picape Saveiro possui faróis de neblina trapezoidais e moldura preta. O conjunto  óptico também é novo, assim como a grade dianteira que está mais alta e larga.

De série, Gol e Voyage 2019 são equipados com ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB, travamento elétrico das portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.

A lista de equipamentos inclui ainda encosto do banco traseiro rebatível, desembaçador traseiro, alerta sonoro de faróis acesos, tomada 12V no console central e para-sol com espelho para motorista e passageiro. Entre os itens de aparência, destaque para os faróis com máscara negra, a antena de teto e as rodas de 14 polegadas (modelo 1.0 utiliza pneus 185/65 R14) ou 15 polegadas (motor 1.6 traz pneus 195/55 R15) contam com novas calotas.

No quesito segurança, além dos obrigatórios freios ABS (neste caso com distribuição eletrônica de frenagem) e dos airbags frontais, há cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, alerta de não utilização de cinto de segurança do motorista, três apoios de cabeça com ajuste de altura no banco traseiro e sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), que visa evitar colisões traseiras acionando as luzes de frenagem de forma intermitente em caso de frenagem brusca.

OPCIONAIS
Como opcional, a Volkswagen oferece o pacote Urban Completo, que acrescenta  itens visuais e funcionais como rodas de liga leve de 15”, pneus 195/55 R15 para a versão 1.0 (versão 1.6 já possui pneus 195/55 R15 como item de série), alarme, chave tipo canivete com controle remoto, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, grade do radiador pintada em preto ninja, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e rebatimento do espelho do lado direito ao engatar a marcha à ré, e luzes indicadoras de direção integradas, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos dianteiros e traseiros, destravamento elétrico da tampa traseira com controle remoto, travamento elétrico das portas com controle remoto, para-sol com espelho iluminado, faróis duplos, farol de neblina, lanterna traseira escurecida, duas luzes de leitura dianteiras e duas traseiras, alças de segurança no teto e coluna de direção com ajuste de altura e distância.

Outro opcional disponível é o sistema Interatividade Media Plus, com 4 alto-falantes e 2 tweeters.O equipamento integra rádio AM/FM, SD Card, entradas USB e Aux In, microfone e Bluetooth.

Como ação especial para o lançamento da linha 2019, os modelos Gol e Voyage também terão como opcional o pacote Interatividade Discover Media, que permite conectividade com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque o sistema permite conexão Bluetooth para até dois celulares e uma entrada USB. Essa tecnologias traz adicionalmente recurso de navegação, além de ser capaz de reproduzir fotos, vídeos e músicas em diversos formatos.

MOTORIZAÇÕES
O motor 1.6 de 8 válvulas entrega 101/104 cv de potência a 5.250 rpm e 15,4/15,6 kgfm de torque a 2.500 rpm (gasolina/etanol), conectado ao câmbio manual de cinco marchas. De acordo com a Volkswagen, o Gol acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e atinge 182 km/h de velocidade máxima quando abastecido com etanol. O Voyage atinge os 100 km/h em 10,5 segundos e 186 km/h de velocidade final quando abastecido com o combustível vegetal.

Já o propulsor 1.0 de 12 válvulas gera 75 cv de potência a 6.250 rpm e 9,7 kgfm de torque a 3.000 rpm com gasolina. Com etanol, esses números sobem para 84 cv (6.350 rpm) e 10,4 kgfm, respectivamente.

Com o motor 1.0 MPI, o Gol acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e chega aos 167 km/h de velocidade máxima. O Voyage leva 13,2 segundos para atingir os 100 km/h e tem máxima de 173 km/h (números com etanol).

Imagens: Divulgação