O site Carscoops publicou, no último domingo (13), fotos enviadas por um leitor que mostram um SUV rodando bastante camuflado em regiões de altitude elevada no estado do Colorado, nos Estados Unidos. A publicação diz que o carro pode ser um protótipo do novo SUV que a General Motors está desenvolvendo a partir da plataforma GEM (Global Emergent Markets), compartilhada com a chinesa SAIC para otimizar os custos de produção.

A nova estrutura estreou recentemente no Buick Excelle 2019, sedã compacto criado para o mercado chinês e que servirá de base para a nova geração do Chevrolet Prisma.

De acordo com a imprensa internacional, o novo SUV substituirá o atual Chevrolet Tracker (ou Buick Encore e Opel Mokka, dependendo do mercado), lançado no final de 2012, para competir com os crossovers compactos da categoria de Honda HR-V, Jeep Renegade, entre outros.

Com poucas informações reveladas, o que se sabe sobre o novo SUV é que ele será fabricado na América do Sul (o Brasil é o país mais cotado) e México para atender mercados emergentes.

Os detalhes técnicos também são mantidos em segredos, mas o modelo tem grandes chances de herdar o motor 1.4 turbo de 150/153 cv de potência (gasolina/etanol) do Tracker.

Já o Opel Mokka (a versão europeia do Tracker) deverá ganhar uma nova geração baseada nos crossovers da PSA Peugeot-Citroën, uma vez que o grupo francês adquiriu a marca alemã da GM no ano passado.

Fotos: Carscoops

Projeção SUV: Kleber Silva, 26 anos, é designer gráfico, apaixonado por carros, miniaturas, filmes e músicas. Portfólio: https://www.behance.net/designerklebers