A Ford revelou uma tecnologia inédita que pode ser considerada a evolução do método Braille, permitindo que pessoas cegas ou com deficiência visual possam “sentir” a paisagem através da janela do carro. “A tecnologia é avançada, mas o conceito é simples e pode transformar passeios comuns em viagens memoráveis”, explica Marco Alù Saffi, da Ford Itália.

Por meio de uma parceria com a startup italiana, a tecnologia batizada de Feel the View (em português, sinta a visão) faz com a janela do carro consiga tirar fotos da paisagem e transformá-las em imagens preto e branco de alto contraste, depois reproduzidas no vidro por meio de LEDs especiais. 

Quando o usuário toca na imagem captada pela a janela, os diferentes tons de cinza vibram em uma escala de 255 intensidades, permitindo reconstruir na mente os detalhes da paisagem. Ao mesmo tempo, um assistente vocal conectado ao sistema de áudio do carro, com inteligência artifical online, ajuda a situar o contexto da imagem descrevendo o que está sendo tocado.

Confira no vídeo abaixo como a tecnologia de janela inteligente funciona:

Imagens: Divulgação