A chinesa JAC Motors e Volkswagen apresentaram no Salão de Pequim o primeiro modelo da parceria anunciada no começo do ano. A inédita marca SOL comercializará o EX20, uma versão elétrica do JAC T40 com visual inspirado nos carros da Seat (uma das marcas do Grupo Volkswagen).

A parceria recebeu investimentos de US$ 740 milhões com a expectativa de produzir 100 mil veículos. A estratégia inicial era a Seat vender esses carros na China, mas regras do governo local impediram o retorno da marca espanhola ao país por meio da parceria. Mas a Seat será a responsável pelas vendas do EX20 na Europa.

Baseado no iEV7S, a variante elétrica do JAC T40, o EX20 é equipado com um motor dianteiro movido a eletricidade de 116 cv de potência. As baterias têm autonomia de 300 quilômetros (20 km a mais que o iEV7S). O freio de estacionamento é eletrônico.

Já o visual é parecido com o dos modelos mais recentes da Seat. Em comparação ao T40, o EX20 ganhou faróis e lanternas de LED e detalhes internos exclusivos.

Fotos: Divulgação