A segurança é um dos quesitos mais avaliados pela indústria automotiva e até mesmo por empresas que fornecem acessórios. Pensando nisso, a Maxi-Cosi lançou a primeira cadeirinha infantil com airbags no mundo, que começa a ser vendida neste mês no Reino Unido.

Batizado de AxissFix Air, o assento foi criado em parceria com a fabricante de airbags Helite. As bolsas infláveis são localizadas nos cintos da cadeirinha, na região do ombros da criança, e conectadas a um cartucho de dióxido de carbono. Em caso de acidente, o sensores do equipamento monitoram a movimentação dos ganchos Isofix, que fixam a cadeirinha à estrutura do veículo, para inflar os airbags em 0,05 segundo.

Em testes feitos pela fabricante, a cadeirinha se mostrou capaz de reduzir em 55% a força do impacto contra a região do pescoço de uma criança em comparação com os assentos infantis convencionais.

A Maxi-Cosi informou que não pretende aumentar a linha de assentos com airbag. Porém, antes mesmo de outras empresas pensarem na tecnologia, é preciso baratear o processo, uma vez que a cadeirinha custa cerca de R$ 2.650 em conversão simples. Não há previsão de venda do produto no Brasil.

Foto: Divulgação