A preparadora Severn Valley Motorsport (SVM) publicou na última quarta-feira (25) o vídeo de um Nissan Qashqai severamente modificado que, segundo a empresa sediada na Inglaterra, é o SUV mais rápido do mundo (assista abaixo a partir de 1:55).

Rebatizado de Qashqai-R, o SUV foi submetido a um teste em pista fechada que registrou a velocidade máxima de 237.6 milhas por hora, o equivalente a absurdos 382.3 km/h.

A SVM garante que o Qashqai-R é o SUV mais rápido do mundo, mas a marca não pode ser registrada no Livro dos Recordes porque a publicação só considera a velocidade média aferida após duas passagens – o vídeo mostra apenas uma passagem.

Ainda assim, o vídeo é impressionante pela capacidade de aceleração do Qashqai-R. Mas no momento em que o SUV atinge as 150 milhas por hora (241 km/h) é possível notar que a estabilidade fica um tanto comprometida com a alta velocidade.

Para chegar nesse desempenho, o então pacato utilitário esportivo recebeu (entre muitas alterações mecânicas) nada menos que o motor 3.8 V6 biturbo herdado de um superesportivo GT-R R35, também da Nissan. O projeto iniciado em 2012 passou por uma série de estágios de preparação, começando dos 485 cv originais até chegar aos atuais (e insanos) 2.027 cv de potência. O modelo conta também com o câmbio automático e o sistema de tração integral do GT-R.

Imagens: Severn Valley Motorsport