O engine swap nada mais é que pegar o motor de um carro e instalar em outro, que pode ter proposta totalmente distinta do “doador”. Essa técnica é uma preparação extrema, uma vez que um modelo aparentemente pacato pode ser transformado em um monstro devorador de asfalto.

Partindo do princípio do engine swap, o norte-americano Jim Belosic transformou um velho Honda Accord 1980, literalmente, em uma “cadeira elétrica” de respeito. O antigo sedã foi equipado com nada menos que o conjunto motriz movido a eletricidade do tecnológico Tesla Model S.

O Accord recebeu diversas modificações estruturais para acomodar, no compartimento do motor, as baterias herdadas de um Chevrolet Volt. Segundo Belosic, o motor elétrico instalado no lugar do eixo traseiro gera cerca de 470 cv de potência, mas pode superar os 550 cv se utilizado no modo mais nervoso.

Na recente medição feita pelo construtor e postada no YouTube, o Teslonda (junção dos nomes Tesla e Honda) acelerou de 0 a 60 milhas por hora (96 km/h) em incríveis 2.48 segundos – tempo suficiente para largar na frente de um Dodge Challenger SRT Demon ou andar ao lado de um Bugatti Chiron.

Mais detalhes do Teslonda podem ser acompanhados no Instagram ou no canal de Jim Belosic no YouTube.

Imagens: Reprodução YouTube e Instagram (@jimmy.built)