Apresentada no Salão de Genebra, em março, a nova geração da Volvo V60 será vendida no Brasil ainda este ano. Embora a marca sueca esteja seguindo a atual tendência mercadológica de investir em diferentes categorias de SUVs e crossovers, a V60 desembarcará no país em setembro ou outubro para manter a tradição da Volvo no segmento de peruas – apesar das vendas cada vez mais inexpressivas em nosso mercado. Versões e preços ainda não foram revelados.

Para honrar a tradição da Volvo, a nova V60 deve chegar ao Brasil recheada com os conhecidos recursos de segurança da marca, entre eles o sistema de condução semiautônoma Pilot Assist, que conduz o carro a velocidades de até 130 km/h com quase nenhuma interferência do motorista (por aqui vai depender das condições das estradas para que os sensores façam a leitura da sinalização horizontal para funcionar adequadamente).

O site brasileiro informa apenas que a V60 é equipada com a motorização T5 de cinco cilindros de 257 cv de potência e 35,7 kgfm de torque – provavelmente dotada de turbo e injeção direta de gasolina.

Na Europa, a nova V60 conta com duas motorizações híbridas plug-in (as baterias também podem ser recarregadas em tomadas domésticas) com tração integral. A potência combinada é de 344 cv na variante T6 e de 395 cv na topo de linha T8. Os europeus terão também as variantes D3 e D4 movidas a diesel. Nos Estados Unidos, o modelo será oferecido nas versões a gasolina T5 de 257 cv e tração dianteira e T6 de 320 cv com tração nas quatro rodas.

Construída a partir da nova plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a perua traz uma série de tecnologias de condução, segurança e conectividade. A nova estrutura feita de aços de alta resistência e alumínio deixou a V60 maior: 4,76 metros de comprimento (11,7 centímetros mais comprida que o SUV XC60), enquanto a distância entre-eixos chega a 2,87 m, ampliando o espaço para os passageiros.

Já o porta-malas, com abertura e fechamento automáticos, acomoda 529 litros de bagagem (99 litros a mais que a geração anterior), mas pode chegar a 841 litros de capacidade com o banco traseiro rebatido (ou 1.364 litros contando o volume até o teto).

Na Europa, a nova V60 terá duas motorizações híbridas plug-in (as baterias também podem ser recarregadas em tomadas domésticas) com tração integral. A potência combinada é de 344 cv na variante T6 e de 395 cv na topo de linha T8.  Os europeus terão também as variantes D3 e D4 movidas a diesel. Nos Estados Unidos, o modelo será oferecido nas versões a gasolina T5 de 253 cv e tração dianteira e T6 de 320 cv com tração nas quatro rodas.

Seguindo o design dos últimos lançamentos da Volvo, a V60 traz o estilo minimalista, com poucos botões e a grande tela sensível ao toque no painel, que controla desde o rádio e o ar-condicionado até as configurações do carro e os ajustes dos bancos dianteiros elétricos.

Fotos: Divulgação