A Honda anunciou nesta terça-feira (3) que iniciará a produzir veículos na fábrica de Itirapina (SP). Anunciada em 2013 e concluída dois anos depois, a unidade que deveria produzir os modelos Fit e HR-V nunca foi utilizada por ter ficado pronta durante o período de queda nas vendas de automóveis por conta da crise econômica.

De acordo com a Honda, toda a produção dos modelos City, Civic, Fit, HR-V e WR-V será gradativamente transferida da fábrica de Sumaré (SP) para Itirapina a partir de 2019. O Fit será o primeiro carro a ser feito na nova unidade. O processo de mudança deve durar até 2021.

A fábrica de Itirapina tem capacidade nominal para produzir 120 mil veículos por ano e, segundo a Honda, “é mais eficiente do ponto de vista de produtividade, com melhor flexibilidade para atender às demandas tecnológicas para atualizações na linha de automóveis”.

Em Sumaré continuará sendo produzido o conjunto motor dos modelos Honda, incluindo fundição e usinagem; injeção plástica; ferramentaria; engenharia de qualidade; planejamento industrial e logística. A unidade ainda mantém a sede da Honda da América do Sul, o centro de pesquisa e desenvolvimento de automóveis, a divisão de peças e o centro de treinamento técnico para concessionários.