Volvo XC40 é eleito o “Carro Europeu do Ano”

O novo Volvo XC40, que está em regime de pré-venda no Brasil, foi o vencedor do prêmio “Carro Europeu do Ano de 2018″. O anúncio foi feito antes do Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça. É a primeira vitória da marca na eleição do setor.

“Ganhar este prêmio com o nosso novo XC40 é um ‘timing’ perfeito”, disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars. “A Volvo tem agora três SUVs disponíveis mundialmente em sua gama pela primeira vez. O XC40 contribuirá para um forte crescimento da marca, nos levando a um novo segmento que mais cresce no mercado, o de SUVs compactos”.

O prêmio europeu do Car Of The Year 2018 se soma a outro reconhecimento recente para o XC40, o Prêmio de Carro do Ano pela publicação automotiva britânica What Car?

O XC40 é o primeiro modelo da nova Arquitetura de Veículos Modulares Compactos (CMA) da Volvo Cars, que apoiará todos os carros futuros da série 40, incluindo veículos totalmente eletrificados. Desenvolvido em conjunto com a Geely, a CMA fornece à empresa as economias de escala necessárias para este segmento.

O XC40 também é o primeiro Volvo a usar um recurso de compartilhamento de carros (car sharing), habilitado através da tecnologia de chave digital da Volvo e da plataforma de serviços conectados Volvo On Call. Os proprietários do XC40 podem simplesmente compartilhar seu carro com familiares e amigos sem ter que entregar uma chave física.

Com o SUV, será lançado pela primeira vez o novo serviço de assinatura da Volvo Cars, o Care by Volvo, que oferece acesso ao carro através de uma assinatura mensal fixa, em vez da propriedade do carro. Oferecido na Europa e Estados Unidos, o Care by Volvo faz com que um carro seja acessível e sem complicações assim como é ter um telefone celular.

Os recursos de segurança e assistência ao motorista no XC40 incluem City Safety, Mitigação de Pista Oposta, Cross Traffic Alert com assistência a frenagem e câmera 360°, que ajuda os motoristas a manobrar seu carro em lugares estreitos.

Em 2017, a empresa anunciou seu compromisso de eletrificar todos os modelos Volvo lançados a partir de 2019. Em consonância com essa posição de liderança em eletrificação, uma opção híbrida, bem como uma 100% elétrica para o XC40, serão acrescentadas à gama futuramente.

Redação: