A Hyundai CAOA está lançando no Brasil o caminhão leve HD 80, produzido na fábrica da empresa em Anápolis (GO) para substituir o modelo HD 78. Disponível em versão única, o HD 80 tem preço sugerido de R$ 118.800, sem implementos. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

De acordo com a Hyundai CAOA, o caminhão utiliza um chassi reforçado que pode receber implementos variados, como carroceria aberta, plataforma de guincho, cesto aéreo, baús de carga seca, isotérmico e frigorífico e até instalações para food trucks. O peso bruto total (PBT) do HD 80 é de 8.000 kg (200 kg a mais que o HD 78), com capacidade de carga de 5.263 kg (contando o implemento).

Para dar conta do recado, a fabricante trocou o antigo motor de quatro cilindros 3.0 a diesel de 155 cv de potência e 40 kgfm de torque por um novo 3.0 biturbo a diesel de 170 cv e 40,8 kgfm (entre 1.500 e 2.200 rpm). O propulsor, fornecido pela FPT Industrial, utiliza o sistema de recirculação de gases do escape (EGR), dispensando o uso da solução de ureia ARLA 32 para reduzir a emissão de partículas poluentes.

A transmissão manual de cinco marchas é ligada a um novo diferencial traseiro dividido em dois segmentos e com relação entre pinhão e cremalheira mais curta (6,50:1).

O modelo recebeu também freios pneumáticos com sistema antitravamento das rodas (ABS) e ajuste automático da folga das lonas.

Apesar da cabine praticamente idêntica a do HD 78, o HD 80 recebeu nova grade frontal e melhorias internas. O modelo recebeu painel de instrumentos e console central redesenhados e computador de bordo. O freio de estacionamento, agora pneumático, é acionado por uma alavanca entre os bancos do motorista e passageiros.

Fotos: Divulgação