A Ford iniciou uma parceria com a administração pública de Miami, nos Estados Unidos, para implantar um serviço completo de veículos autônomos na cidade. A iniciativa, composta de várias ações, é um passo importante para colocar em prática o novo modelo de negócios da empresa.

A Ford, que já testa a tecnologia de condução autônoma com a empresa de inteligência artificial Argo AI em Pittsburgh e Detroit, expandiu os testes para Miami  mapeando as ruas e coletando dados. Em parceria com a Domino’s Pizza e a Postmates, a Ford também está pesquisando como funcionários e clientes interagem com veículos autônomos na entrega de pizzas e encomendas.

“Esta é a primeira vez que estamos implantando a tecnologia de carros autônomos para futuro uso comercial. Este é realmente o primeiro passo para a sua comercialização”, disse Sherif Marakby, vice-presidente de Veículos Autônomos e Eletrificação da Ford.

A Grande Miami (Miami-Dade) é uma das cinco regiões mais congestionadas dos Estados Unidos e apresenta uma ótima oportunidade para a empresa, segundo Marakby. Sua grande variedade de opções de transporte e movimentação de pessoas e mercadorias cria um ambiente de aprendizado desafiador para a tecnologia de veículos autônomos. Além disso, as condições climáticas do sul do estado da Flórida são especialmente favoráveis ​​ao estágio atual da tecnologia.

Como parte das ações, a Ford criou o primeiro terminal de operações de veículos autônomos em Miami. Instalado próximo ao centro da cidade, ele servirá de base para o gerenciamento, limpeza e manutenção da frota, além de concentrar todas as informações baixadas dos veículos.

O objetivo da Ford é aprender e atender às necessidades específicas dos moradores e empresas de Miami e outras cidades. No final deste ano, a Ford planeja anunciar outras cidades parceiras nos testes de carros autônomos.

Vídeo e fotos: Divulgação