Quatro meses após anunciar que o EcoSport ganharia uma versão para pessoas com deficiência sem a perda de equipamentos, porém acima do teto de R$ 70 mil – o que garantiria isenção de IPI e ICMS, a Ford voltou atrás e criou uma configuração específica para esse tipo de venda. Trata-se do EcoSport SE Direct 1.5 automático, destinado frotistas e pessoas com deficiência, com preço de R$ 68.690.

O modelo completa o lançamento da linha 2019 do SUV, que acaba de apresentar também a versão Storm 4WD e agora conta com nove catálogos: SE Direct 1.5 automático; SE 1.5 manual e automático; FreeStyle 1.5 manual e automático; FreeStyle 1.5 Plus automático; Titanium 2.0 automático; e Storm 2.0 4WD automático.

O EcoSport SE Direct é equipado com o motor Dragon 1.5 TiVCT de três cilindros, que rende 137 cv de potência e 16,2 kgfm de torque, conectado à nova transmissão automática de seis marchas com conversor de torque que substitui o polêmico câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift.

Além de controle eletrônico de estabilidade e assistente de partida em rampa, o EcoSport SE Direct vem com a central multimídia SYNC 3, que conta com comandos de voz para telefone e áudio, Bluetooth, dupla entrada USB, controles de áudio no volante, sistema AppLink para acesso a aplicativos do celular e a Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática ao SAMU em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte da bomba de combustível.

Para chegar no preço anunciado, a Ford retirou cinco dos sete airbags (manteve apenas as obrigatórias bolsas infláveis frontais), o rack de teto, as rodas de liga leve de 15 polegadas e os retrovisores não possuem indicadores de direção.