X
    Categories: Últimas

Hyundai HB20 foi o carro mais roubado em São Paulo no segundo semestre de 2017

Um estudo feito pela corretora de seguros online Smartia apontou que cerca de 3.800 veículos são roubados ou furtados por mês no Estado de São Paulo, sendo que metade dessas ocorrências acontece na capital paulista. A cidade de Campinas, no interior do estado, é a segunda colocada com 6% dos roubos. O levantamento foi feito com base nos dados coletados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo entre junho e novembro de 2017.

A região do Grande ABC também contabiliza boa parte das ocorrências, com Santo André na terceira posição do ranking com 5% dos casos, seguida por Diadema e São Bernardo do Campo, com 4% dos roubos e furtos cada uma. A cidade de Mauá aparece na quinta posição com 3%. Itaquaquecetuba e Osasco, ambas na Grande São Paulo, e Praia Grande, na Baixada Santista, registraram 1% das ocorrências cada.

Hyundai HB20 foi o modelo mais visado pelos criminosos
Os carros que mais sofrem com a ação dos bandidos são modelos populares com motorização 1.0. No período estudado, o Hyundai HB20 esteve envolvido em 470 casos, seguido pelo Chevrolet Onix com 381 ocorrências. O Fiat Uno foi o terceiro modelo preferido pelos criminosos (354 casos).

Sacomã lidera entre os bairros da capital
Entre os bairros, a liderança fica com o Sacomã, na região sudeste da capital, com 389 casos registrados no período. Em segundo lugar vem o Jabaquara, na zona sul, com uma ocorrência a menos. Sapopemba, na zona leste, foi o terceiro colocado com 370 ocorrências.

Já a Avenida Sapopemba, na região leste da capital, foi a via com o maior número de casos (75). A Estrada do M’Boi Mirim, na zona sul, ficou em segundo lugar com 36 ocorrências no período, seguida pela Avenida Carlos Caldeira Filho (29 casos), também na zona sul.

De acordo com o levantamento, cerca de 75% ocorrências aconteceram com veículos estacionados em vias públicas. Somente em 6% desses casos os motoristas foram abordados pelos criminosos.

Carros prata são os preferidos dos ladrões
A preferência dos ladrões é para os carros na cor prata (30% dos casos), seguidos pelos veículos pretos (23%), brancos (16%), cinza (15%), vermelho (9%) e azul (3%).

Veículos dos anos 2014 e 2015 foram os mais roubados ou furtados entre junho e novembro de 2017, sendo que a maior parte das ocorrências aconteceram no período noturno (50% dos casos).

Redação: