Futuro nacional, Toyota Yaris sedã é apresentado na Índia

A Toyota revelou no Auto Expo, na capital indiana Nova Deli, a configuração sedã do compacto Yaris. O modelo foi lançado em agosto de 2017 na Tailândia, onde é chamado de “Yaris Ativ”, e a expectativa é que seja lançado no Brasil no segundo semestre deste ano para concorrer com a nova leva de sedãs compactos, formada pelos inéditos Volkswagen Virtus e Fiat Cronos, além do reestilizado Honda City 2018.

O Yaris sedã que será vendido na Índia é idêntico ao modelo tailandês, indicando que o carro brasileiro seguirá o mesmo design, inspirado no Corolla Altis e no Camry. A grade frontal avantajada chama a atenção na dianteira, enquanto a traseira tem linhas mais sóbrias e parecidas com as do Corolla vendido nos Estados Unidos.

O Yaris sedã tem 4,42 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 2,55 m de distância entre-eixos, medidas mais próximas dos futuros rivais Fiat Cronos e Honda City. O Volkswagen Virtus leva vantagem no espaço interno por conta do entre-eixos de 2,65 m.

No que diz respeito aos equipamentos, o Yaris indiano pode contar com bancos revestidos em couro bege ou preto, central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, mas sem pareamento com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. O ar-condicionado pode ser digital com uma curiosa saída no teto do veículo para os passageiros do banco traseiro. Entre os itens de segurança, o modelo tem até sete airbags, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Isofix para a fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, controles de estabilidade e tração, freios a disco nas quatro rodas com ABS, distribuição e auxílio de frenagem de emergência.

Na Índia, o Yaris será vendido com um motor 1.5 a gasolina conectado a uma transmissão manual de seis velocidades ou automática do tipo CVT com simulação de sete marchas. No Brasil, é esperado que o modelo conte com o motor 1.5 de 107 cv de potência do Etios nas configurações de entrada e o 1.8 de 144 cv do Corolla nas versões mais completas.

Fotos: Autocar India

Redação: