Lançado na Argentina há algumas semanas, o Fiat Cronos será apresentado oficialmente ao mercado brasileiro no dia 21 de fevereiro. Por enquanto, os seus preços ainda são um mistério (a estimativa é um aumento de R$ 4 mil em relação às versões condizentes do Argo), mas é certo que o sedã argentino será vendido por aqui nas versões Drive e Precision, com duas opções de motorização e três de transmissão.

Embora seja derivado da mesma plataforma do Argo, o Cronos conta com soluções de engenharia próprias para compensar os cerca de 10 kg e 36 centímetros extras (4,36 metros) no comprimento em relação ao hatch para atingir os 525 litros de capacidade do porta-malas sem prejudicar a dinâmica do carro. Nas medidas da largura (1,72 m), altura (1,51 m) e entre-eixos (2,52 m), Cronos e Argo são idênticos.

A Fiat diz que a estrutura do sedã, da parede corta-fogo até o porta-malas, é mais rígida que a do hatch. Além disso, amortecedores, molas e barra estabilizadora têm calibração específica, assim como o eixo traseiro é diferente do utilizado no Argo. As bitolas (distância entre as rodas de cada eixo) são até 2 mm mais largas.

Já as motorizações são as mesmas do Argo, com exceção da Firefly 1.0 6V de três cilindros, que não será oferecida por conta do maior peso do sedã. A versão Drive leva sob o capô o Firefly 1.3 8V de 101/109 cv de potência e 13,7/14,2 kgfm de torque (gasolina/etanol) com câmbio manual ou automatizado, ambos de cinco marchas. No caso da topo de linha Precision, o E-torQ 1.8 16V de 135/139 cv e 18,8/19,3 kgfm pode ser combinado à caixa manual de cinco velocidades ou automática com conversor de torque de seis relações.

Principais equipamentos de série e preços estimadosCronos Drive 1.3 manual (R$ 59 mil): sistema multimídia Uconnect com tela tátil de 7 polegadas, volante com comandos de áudio e telefonia, segunda porta USB, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, trava elétrica, chave com telecomando, computador de bordo com tela TFT de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, airbags frontais, monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, sistema sinalizador de frenagem de emergência, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros, apoio de cabeça central traseiro, Isofix, entre outros.

Opcionais: faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve de 15 polegadas, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de estacionamento, retrovisores elétricos com rebatimento automático do espelho do lado do passageiro nas manobras de ré e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros e alarme. 

Cronos Drive 1.3 GSR (R$ 64 mil): câmbio automatizado de cinco marchas com borboletas atrás do volante para trocas manuais, sistema Start&Stop, luz ambiente, controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos rebatimento do espelho repetidores de seta integrados, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa.

Opcionais: faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve aro 15, câmera de ré com sensor de estacionamento e alarme.

Cronos Precision 1.8 manual (R$ 66.300): itens da versão Drive 1.3 GSR com o acréscimo de faróis com luz de posição em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro e alarme.

Opcionais: airbags laterais, câmera de ré, tela TFT de 7 polegadas de alta resolução no painel de instrumentos, ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno antiofuscante, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e iluminação externa, chave presencial, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, bancos em couro, maçanetas e frisos das portas cromados e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Precision 1.8 automático (R$ 72.300): itens da Precision 1.8 manual, mais borboletas atrás do volante para troca manual de marchas, controle de velocidade de cruzeiro, luz ambiente, apoio de braço para o motorista, volante revestido em couro e maçanetas e frisos das portas cromados. Os opcionais são os mesmos da Precision 1.8 manual.

Fotos: Divulgação