X
    Categories: SegredosÚltimas

Fiat aprova investimentos para renovar toda a linha até 2024

De acordo com o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) aprovou, no final de 2017, investimentos para desenvolver as novas gerações dos modelos fabricados em Betim (MG) e Córdoba (Argentina) entre 2020 e 2024.

O plano da FCA não prevê investimentos para a fabricação de novas gerações dos descontinuados Weekend e Doblò. A fábrica de Betim deverá produzir um SUV compacto que ficará posicionado abaixo do Jeep Renegade, possivelmente derivado da plataforma do hatch Fiat Panda vendido na Europa.

Novo UnoO Uno puxará a fila de lançamentos com uma nova geração prevista para 2020. O compacto será feito a partir da plataforma MP1 do Argo e estreará o inédito motor Firefly de três cilindros 1.0 turbo.

Com proposta focada no consumo, o novo propulsor ganhará cabeçote com quatro válvulas por cilindro com variador de fase e injeção direta de combustível. Dependendo do modelo a ser aplicado, o motor poderá render pouco mais de 120 cv de potência com etanol.

Sucessora da StradaO segundo modelo a ganhar uma nova geração será a Strada. A Fiat chegou a iniciar o projeto de uma picape com a base do modelo atual e componentes do Fiorino e do Mobi, mas os investimentos recém-aprovados permitirão o desenvolvimento de uma nova geração. A nova Strada deverá estrear no final de 2021, provavelmente, com os novos motores Firefly.

ArgoLançado em 2017, o hatch deverá sofrer a sua primeira reestilização em 2020 e ganhar os novos motores Firefly 1.0 e 1.3 turbinados. Em 2023, quando completará seis anos de mercado, o modelo atual será substituído por uma nova geração que poderá até mudar de nome.

CronosEmbora ainda não tenha estreado por aqui, o sedã feito na Argentina deve passar por retoques visuais em 2021 antes de ser completamente renovado em 2024 (quando também ganhará o motor Firefly 1.3 turbo).

MobiFeito a partir da plataforma encurtada do Uno, o compacto ganhará uma nova geração em 2024. O novo carro será baseado na arquitetura do Argo. Antes da chegada da nova geração, o Mobi será reestilizado em 2019 ou 2020.

FiorinoO furgão será ganhará uma nova geração em meados de 2023, fabricada em Betim (MG).

Grand SienaPrevisto para ser feito até dezembro de 2019, o sedã poderá ganhar mais um ano de vida se as suas vendas não forem muito afetadas pela chegada do Cronos (que estreará no final de fevereiro).

Projeção Fiat Argo: Kleber Silva
Fotos: Divulgação

Redação: