Kia Picanto GT agrada no visual, mas decepciona no desempenho e no preço

Hoje tive uma grata surpresa ao visitar uma concessionária Kia Motors. Fui avaliar um carro usado para um cliente e me deparei com um Picanto diferente. O pequenino carro da Kia está com aparência nova. Deixou de lado o visual simpático e ganhou uma cara mais nervosa, com vários detalhes em vermelho e a emblemática sigla “GT” na tampa traseira.

Perguntei para o vendedor do que se tratava – afinal eu não tinha visto nada sobre esse carro nos últimos dias. De fato, a Kia optou por não divulgar a terceira geração do Picanto e se limitou a enviar uma pequena quantidade para as concessionárias.

Fiquei feliz por estar diante de uma novidade e já estava ansioso para abrir o capô e ver um motor turbo que honrasse o novo sobrenome. Mas me decepcionei quando soube que ali estava o mesmo 1.0 de três cilindros aspirado de 80 cv de potência de sempre (o mesmo do Hyundai HB20), associado a um arcaico câmbio automático de quatro marchas. Pois é, o lado esportivo do carro ficou apenas na aparência…

Confira os detalhes do Picanto GT no vídeo abaixo:

Gosto bastante do Kia Picanto. Acho a proposta bacana para um país como o nosso, que carece de carros pequenos com câmbio automático. No mercado de usados existem modelos da geração anterior que são extremamente completos, com itens que só vemos em modelos de categoria superior. Estou falando de seis airbags, teto solar, faróis de LED e mais uma série de equipamentos.

Mas o Picanto não é um dos carros mais prazerosos de se guiar quando equipado com esse tipo de transmissão. Os exemplares que tive a oportunidade de avaliar se mostraram apenas corretos. Como esse GT compartilha da mesma mecânica, não esperem nada diferente.

E se você é daqueles que ficam de cabelo em pé com os preços dos carros no Brasil, aconselho não continuar a leitura, pois o carrinho está sendo vendido perto da casa dos R$ 60 mil!

Melhor nem pedir que coloquem um turbinho no motor ou que voltem a equipá-lo com os itens do passado… Já pensou quanto custaria?

Felipe Carvalho é o primeiro caçador profissional de carros do Brasil. Acesse o site www.cacadordecarros.com.br e saiba mais. Inscreva-se no canal do Caçador de Carros no YouTube e curta a página de Felipe no Facebook.

Felipe Carvalho: