O site Argentina Autoblog publicou o vídeo de um Renault Sandero Stepway capotando durante a gravação de um comercial no país vizinho. A cena, aparentemente gravada com um telefone celular, mostra o motorista perdendo o controle do hatch após provocar uma tentativa de derrapagem diante das câmeras.

Como no Brasil, o Sandero Stepway é vendido sem os controles eletrônicos de estabilidade e tração. O centro de gravidade mais elevado por conta da suspensão mais alta que a das versões “não-aventureiras” também prejudica o comportamento do carro em manobras mais bruscas como a do vídeo.

Em 2014, o governo argentino chegou a firmar um acordo com as principais fabricantes de veículos do país pela obrigatoriedade do controle de estabilidade em todos os modelos comercializados a partir de 1º de janeiro de 2018. No entanto, as fabricantes conseguiram postergar essa norma para 2020. Aqui no Brasil, o item de segurança será obrigatório apenas em 2022.

No final do ano passado, o Sandero Stepway fabricado na Europa pela marca romena Dacia deu um susto na equipe do site espanhol Km77 durante o teste do alce. Mesmo equipado com o controle de estabilidade, o hatch quase capotou na manobra realizada a 72 km/h, ficando com duas rodas suspensas no ar (veja no vídeo abaixo).