O duelo mais aguardado de 2018 é a disputa entre o recém-lançado Volkswagen Virtus contra o Fiat Cronos, que estreia em fevereiro. No entanto, alguns sites e revistas já tiveram acesso ao modelo durante uma prévia na Argentina, onde já é produzido.

O Cronos deve chegar ao mercado brasileiro em quatro versões: Drive 1.3 manual, Drive 1.3 GSR (automatizada), Precision 1.8 manual e Precision 1.8 automática. Sem preço oficial divulgado, a estimativa é que o sedã custe entre R$ 59 mil e R$ 72 mil, valores um pouco abaixo da tabela do Virtus, que chega a R$ 79.990 na versão Highline 200TSI sem opcionais.

Apesar de, supostamente, custar menos que o rival, o sedã baseado no Argo leva desvantagem no espaço interno por conta do entre-eixos de 2,52 metros (o mesmo do hatch), enquanto o concorrente baseado no Polo chega a 2,65 metros nessa medida. O Cronos também é 12 cm mais curto (4,36 metros contra 4,48 m do Virtus). Por outro lado, o Fiat leva vantagem no tamanho do porta-malas, que tem 525 litros de capacidade 521 litros do Volkswagen. A medida lateral do modelo da marca alemã também é superior: 1,75 m contra 1,72 m do Cronos.

Com essas dimensões, os alvos do Cronos deverão ser sedãs menores, como o Chevrolet Prisma e Hyundai HB20, um pouco menores que o novo sedã da Fiat.

Em termos de motorização, o Cronos mantém os motores do Argo, com exceção do 1.0 por conta do maior peso. As opções serão o Firefly 1.3 8V de até 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Esse motor pode ser conectado a um câmbio manual ou automatizado, ambos de cinco marchas. A configuração topo de linha conta com o 1.8 16V E.torQ Evo de até 139 cv e 19,3 kgfm – conectado à caixa manual de cinco velocidades ou automática de seis marchas.

De série, o Cronos conta com sistema multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas, volante multifuncional, duas portas USB, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica, display TFT de alta resolução no painel de instrumentos de 3,5 polegadas, Isofix para cadeirinhas de criança, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, Start&Stop, entre outros itens.

A versão Drive 1.3 GSR adiciona paddle shifts, Ambient Lights e itens de segurança como os controles de estabilidade e tração.

A versão Precision 1.8 manual conta com lues diurnas de LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com rebatimento do espelho e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro, alarme e os controles de estabilidade e tração.

Como opcionais, a versão pode trazer airbags laterais, câmera de ré, display TFT de alta resolução no painel de instrumentos de 7 polegadas, ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e chave presencial, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, bancos em couro, maçanetas e frisos das portas cromados e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Topo de linha, a Precision AT6 conta com controlador de velocidade, apoio de braço para o motorista, volante de couro e maçanetas e frisos das portas cromados.