SUV mais vendido no mundo em 2017, porém, com vendas bastante tímidas no Brasil, o Toyota RAV4 acaba de ganhar uma nova versão de entrada por aqui. A variante tem preço sugerido de R$ 129.990 – R$ 10 mil mais barata que a versão topo de linha.

A motorização é a mesma do modelo mais caro: 2.0 de 16 válvulas com duplo comando variável na admissão e exaustão, que gera 145 cv de potência e 19,1 kgfm de torque a 3.600 rpm. A transmissão é automática do tipo CVT com simulação de sete marchas.

Para ficar mais barata, a versão perdeu diversos itens de série: chave presencial com destravamento das portas por proximidade e partida do motor por botão, tela TFT colorida para o computador de bordo no centro do painel, teto solar elétrico, central multimídia com tela sensível ao toque, bancos de couro, faróis de LED, ar-condicionado automático de duas zonas, controle de cruzeiro, sensores de estacionamento e câmera de ré. Enquanto a versão topo de linha conta com sete airbags, a nova opção possui apenas os frontais e para o joelho do motorista.

Ainda assim, o SUV conta com ar-condicionado digital, espelho retrovisor eletrocrômico, comando de ajuste de altura dos faróis, assentos revestidos em tecido com seis tipos de ajustes e porta-objetos, volante com regulagem de altura e profundidade. Em termos de segurança, o RAV4 traz controles de tração e estabilidade, assistente para rampas e sensor de estacionamento traseiro.