Em uma espécie de “avant-première” da pré-venda do novo XC40 no Brasil, a Volvo Cars priorizou sua atual carteira de clientes por intermédio da rede de concessionários e também de sua base de CRM e, em apenas três dias, contabilizou mais de 125 reservas do modelo. Esta ação começou no final da semana passada e as 70 unidades First Edition se esgotaram em 25 horas. A partir de hoje, as reservas podem ser feitas diretamente em um concessionário da marca, por meio do pagamento de um sinal e colocação de um pedido, com escolha de versão e cores do exterior e interior.

Com lançamento marcado para abril, o modelo com direção semiautônoma mais barato do Brasil entra oficialmente em pré-venda ao público, com preços a partir de R$ 169.950, em três versões de acabamento: T4, T5 Momentum e T5 R-Design.

As versões T5 Momentum First Edition e T5 R-Design First Edition, já esgotadas, trazem um pacote especial de equipamentos, incluindo câmera 360°, assistente de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert, bancos dianteiros com aquecimento, bancos traseiros rebatíveis eletricamente com acionamento pelo porta-malas e sistema de alerta em caso de colisão traseira.

O XC40 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular de veículos compactos da Volvo Cars (CMA, Compact Modular Arquitecture). Ela será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo carros totalmente eletrificados. Co-desenvolvida com a Geely, controladora da marca sueca, a CMA proporciona à fabricante a economia de escala necessária para esse segmento.

O XC40 tem entre-eixos de 2,70 m; 1,86 m de largura; 1,65 m de altura; e 4,42 m de comprimento, garantindo conforto e amplo espaço interno a todos os ocupantes.

Em termos de visual, um conjunto de luzes com faróis dianteiros em LED filetado e lanternas traseiras verticais em formato de L já virou parte fundamental da identidade visual da Volvo, e estão presentes também no XC40. Por dentro, estão presentes um painel de instrumentos de 12.3 polegadas e central multimídia com tela sensível ao toque de 9 polegadas.

A Volvo decidiu remover os alto-falantes do lugar tradicional, o painel das portas, para permitir um melhor aproveitamento dos porta-objetos – que poderão abrigar um notebook, por exemplo. Uma grande tela interativa se destaca no painel central, e o console flutuante foi mantido.

Segurança também é palavra chave, tanto que o XC40 conta com todos os sistemas dos irmãos maiores. Portanto, estão presentes Pro Pilot Assist, City Safety, Run-off Road, proteção e mitigação, Cross Traffic Alert with Brake Support e uma câmera de 360 ​​graus.