A Land Rover vai restaurar uma das três unidades de pré-produção do jipe Defender, fabricadas em 1948 para exibição no Salão de Amsterdã (Holanda) daquele ano. O processo de recuperação do utilitário, que passou anos se deteriorando ao ar livre, faz parte das celebrações de 70 anos de fundação da marca britânica.

Segundo a Land Rover, o paradeiro do histórico Defender foi um mistério durante anos. O veículo chegou a ser utilizado em um campo no País de Gales até a década de 1960, antes de ser comprado pela empresa para ser restaurado. Como o projeto não foi concluído, o jipe foi esquecido em um jardim nas proximidades da fábrica da Land Rover em Solihull, na Inglaterra.

A autenticidade do modelo foi comprovada após os especialistas da Jaguar Land Rover Classic passarem meses pesquisando o histórico de propriedade nos arquivos da empresa. O Defender será rigorosamente restaurado de acordo com os padrões originais, utilizando características que não foram utilizadas no modelo de produção, como chapas da carroceria de alumínio mais grossas, chassi galvanizado e engate traseiro.

O Defender saiu de linha em 2016, mas ganhará um sucessor ainda este ano. O novo utilitário será construído sobre uma moderna plataforma de alumínio e ganhará os recursos eletrônicos dos modelos atuais, porém, sem perder a essência rústica do modelo clássico.

Fotos: Divulgação