Apesar do desgaste provocado pelo escândalo do Dieselgate em 2015, o Grupo Volkswagen manteve o bom desempenho de 2016 e terminou o ano passado na liderança do mercado global de veículos. Segundo a consultoria Focus2Move, o conglomerado empresarial alemão vendeu 10.413.355 unidades em 2017, registrando 11% de participação e aumento de 3,9% em relação a 2016.

Dona das marcas Audi, Bentley, Bugatti, Ducati (motocicletas), Lamborghini, MAN (caminhões), Porsche, Scania, Seat, Skoda e Volkswagen Veículos Comerciais, a empresa ficou na terceira posição do ranking de vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil em 2017, com 12,54% de participação.

Repetindo o resultado de 2016, a Toyota aparece na segunda posição com 10.163.461 veículos comercializados no ano passado. O conglomerado japonês engloba, além da própria Toyota, as marcas Daihatsu, Hino (veículos comerciais), Lexus e participações na Subaru, Isuzu, Yamaha, Tesla Motors e joint-ventures na China.

Confira abaixo o ranking de fabricantes em 2017:

Fabricante
Vendas 2017 (unidades)
Variação
Participação no mercado global
1- Grupo Volkswagen10.413.3553,9%11%
2 - Toyota10.163.4911,7%10,2%
3 - Aliança Renault-Nissan10.117.4026,3%11%
4 - Hyundai-Kia7.280.054-8,3%8,4%
5 - General Motors6.875.0980,5%8,2%
6 - Ford6.254.133-1,4%6,4%
7 - Honda5.359.1858,3%5,7%
8 - Fiat Chrysler Automóveis4.863.2911,8%4,6%
9 - PSA Peugeot Citroën4.161.389-2,7%4,2%
10 - Suzuki3.148.93011,1%2,8%