A Volkswagen começou a vender na Alemanha o up! GTI, mostrado há alguns meses na forma de conceito. A versão esportiva do subcompacto é equipada com o motor de três cilindros 1.0 TSI movido apenas a gasolina, recalibrado para gerar 115 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. No up! TSI brasileiro o motor dotado de turbo e injeção direta entrega até 104 cv e 16,8 kgfm com etanol.

Segundo a Volkswagen, o up! GTI acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 197 km/h. A fabricante anuncia um consumo combinado (cidade e estrada) de 20,8 km/l.

Além do motor mais potente, o subcompacto recebeu uma transmissão manual de seis marchas, rodas de 17 polegadas e suspensão rebaixada em 15 milímetros. Os freios permanecem com discos apenas na dianteira.O visual externo conta com saias laterais, aerofólio na tampa traseira de vidro e emblemas GTI. Por dentro o esportivinho recebeu o clássico revestimento em tecido xadrez do Golf GTI e volante com base achatada.

Disponível nas carrocerias de duas ou quatro portas, o up! GTI pode receber opcionais como sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, ar-condicionado digital, sistema de som premium Beats com subwoofer, entre outros. O preço inicial é de 16.975 euros, ou aproximadamente R$ 64.750 em conversão simples.

Fotos: Divulgação