Lamborghini revela o SUV esportivo Urus de 650 cv

A Lamborghini oficializou nesta segunda-feira (4) o seu retorno ao segmento de SUVs de luxo. Mais de duas décadas depois de aposentar o lendário LM002, a marca italiana apresentou o aguardado Urus. Com desenho inspirado nos superesportivos Aventador e Huracán, o modelo aposta no luxo e no desempenho para enfrentar as versões mais potentes da concorrência.

O Urus compartilha a plataforma modular MLB, entre outros componentes, com outros SUVs do Grupo Volkswagen (dono da Lamborghini), como Audi Q7, Bentley Bentayga, Porsche Cayenne e a nova geração do Volkswagen Touareg. O Urus mede 5,11 metros de comprimento por 2,01 m de largura, 1,63 m de altura e 3,03 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 616 litros.

O SUV de 2,2 toneladas leva sob o capô o motor 4.0 V8 biturbo a gasolina utilizado pela Audi na perua RS6 Avant. No Urus, o propulsor foi recalibrado para gerar 650 cv de potência e brutais 86,6 kgfm de torque. Segundo a Lamborghini, o utilitário esportivo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3.6 segundos e atinge a velocidade máxima de 305 km/h. Uma variante híbrida plug-in será lançada futuramente.

Para gerenciar toda essa força do motorzão biturbo, a Lamborghini adotou uma transmissão automática de oito marchas e um sistema de tração integral, que distribui 60% do torque para as rodas traseiras. Mas essa distribuição de força pode variar de acordo com a demanda (controlada pelos modos de condução), podendo variar de 70% para o eixo dianteiro ou até 87% para as rodas de trás.A tocada do SUV pode ser configurada de acordo com o terreno ou tipo de uso, selecionando um dos sete modos de condução. Strada, Sport e Corsa (corrida) otimizam o desempenho, ajustando os parâmetros do motor, câmbio e chassi para pistas. Já os modos Neve, Terra e Sabbia (areia) ajustam a tração integral e elevam a suspensão para rodar em pisos acidentados e de baixa aderência. Há ainda a função Ego, que pode ser configurada pelo condutor.

Para favorecer a dinâmica em condições de pista, o Urus herdou do Aventador o eixo traseiro esterçante em até 3 graus, que garante maior precisão e estabilidade em curvas e altas velocidades.Entre os principais equipamentos de série está a central multimídia com sistema de som BAng & Olufsen e compatível com smartphones por meio das plataformas Apple Car Play e Android Auto.

Ainda sem previsão de chegar ao Brasil, o Urus será lançado nos principais mercados do mundo (China, Estados Unidos e Europa) no segundo trimestre do ano que vem. O preço inicial é estimado em US$ 200 mil (cerca de R$ 645.500 em conversão direta).

LM002 foi o primeiro SUV da LamborghiniEmbora o fenômeno dos SUVs seja recente, a Lamborghini já atuou no segmento entre 1986 e 1993 com o rústico LM002. Criado para atender forças armadas, o primeiro utilitário esportivo da marca italiana acabou virando um “brinquedão” para endinheirados – principalmente no Oriente Médio, onde foi utilizado para passear nas dunas do deserto. Com apenas 328 unidades produzidas, o LM002 era construído a partir de um chassi tubular e equipado com um motor 7.2 V12 de 375 cv de potência (algumas unidades foram modificadas para atingir os 600 cv). Para “matar a sede” do motorzão, o jipe contava com um tanque com capacidade para 290 litros de gasolina.

Fotos: Divulgação

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