Desenvolvido pela divisão de Operações de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover, o Jaguar XE SV Project 8 bateu o recorde de volta mais rápida para a sua categoria no circuito de Nürburgring, na Alemanha. O sedã registrou o tempo de 7 minutos e 21.23 segundos, consagrando-se como o novo recordista entre os carros de quatro portas no autódromo alemão. O tempo é 11 segundos inferior ao do Alfa Romeo Giulia QV, até então o dono do recorde da categoria.

Com produção limitada a apenas 300 unidades para todo o mundo (sem previsão de alguma delas chegar ao Brasil), o Jaguar XE Project 8 é equipado com o motor 5.0 V8 Supercharged (sobrealimentado com compressor mecânico) de 600 cv de potência. Essa força é enviada às rodas traseiras por meio do câmbio automático de oito marchas.

Segundo a Jaguar, o XE Project 8 acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e atinge velocidade máxima de 321 km/h.

Além da mecânica mais potente, o sedã ganhou suspensões com amortecedores variáveis e molas ajustáveis com calibração mais rígida. O conjunto pode ser rebaixado em 15 mm para o uso do carro em pistas fechadas. Os freios são feitos de carbono-cerâmica, enquanto as rodas de 20 polegadas são de alumínio forjado.

Capô, defletores e difusor de ar traseiro de fibra de carbono, aerofólio ajustável, além de assoalho plano, foram instalados para aprimorar a aerodinâmica do sedã esportivo.

O interior recebeu volante revestido em Alcântara e detalhes em fibra de carbono. Normalmente, o sedã vem com interior padrão para quatro pessoas, no entanto, mas a Jaguar oferece bancos dianteiros de competição e gaiola de proteção no lugar do banco traseiro.

Imagens: Divulgação