A fabricante chinesa Chery e o Grupo Caoa anunciaram no último sábado (11) um acordo de cooperação que dará origem a uma nova montadora no Brasil. Trata-se da marca Caoa Chery, que começará a operar já em 2018.

Com investimentos de até US$ 2 milhões programado para os próximos cinco anos, o novo conglomerado estreia se auto-intitulando como “a primeira montadora 100% nacional”.

Os carros da marca Caoa Chery serão fabricados na unidade industrial de Anápolis, em Goiás, (ex-fábrica da Caoa) e em Jacareí, em São Paulo (antiga fábrica da Chery). De acordo com o comunicado oficial, a parceria agrega a tecnologia de ponta da indústria chinesa ao time de engenheiros e tecnólogos da Caoa.

Vale lembrar que a Chery Automobile Lltda, fundada em 1997, é a maior montadora independente da China. No Brasil, a marca investiu US$ 530 mil em suas instalações e atualmente fabrica os modelos New QQ, que leva o título de carro mais barato do País, além dos Celer Hatch e Celer Sedan. Já o Grupo Caoa surgiu em 1979 e hoje a rede de concessionárias conta com 180 lojas das marcas Hyundai, Subaru e Ford. Na unidade de produção de Anápolis são montados os modelos Hyundai Tucson e ix35, além dos utilitários HD e HR.

Imagens: Divulgação