O Euro NCAP, órgão independente que avalia a segurança dos veículos vendidos na Europa, divulgou os resultados dos últimos testes de colisão realizados com oito modelos, sendo que dois deles também são comercializados no Brasil: os novos Volkswagen Polo e Volvo XC60.

O Polo europeu teve desempenho semelhante ao do modelo brasileiro, conquistando a nota máxima de cinco estrelas na proteção de adultos (96% de pontuação) e crianças (85%). Embora possa ser equipado com itens indisponíveis no Brasil, como airbags de cortina e frenagem automática de emergência, o Polo vendido na Europa não recebeu uma pontuação maior (59%) na oferta de equipamentos de segurança ativa (a que previne acidentes) por não oferecer o assistente de mudança de faixa.A nova geração do Volvo XC60 foi considerado o carro mais seguro testado pelo Euro NCAP em 2017. O SUV atingiu as cinco estrelas e pontuação de 98% na proteção para adultos e 87% na proteção infantil. O desempenho foi superior ao do XC90, que registrou 97% na proteção de adultos em 2015.

Nesta última bateria de testes, o Euro NCAP também avaliou o recém-lançado Volkswagen T-Roc, SUV baseado na plataforma MQB. O modelo conquistou a nota máxima de cinco estrelas, com pontuação de 96% na proteção de adultos e 87% na proteção de crianças.

Fotos: Euro NCAP