Já mostramos aqui no Carsale o conteúdo de todas as versões e as primeiras impressões da configuração topo de linha Highline 200 TSI do novo Volkswagen Polo (em breve o teste completo). Desta vez, colocamos a variante de entrada equipada com a motorização 1.6 MSI (R$ 54.990) diante do principal rival direto, o Fiat Argo Drive 1.3 (R$ 53.900). Neste comparativo mostramos os custos médios de seguro e revisões até 60 mil quilômetros de cada modelo, além dos números de consumo e desempenho com etanol e gasolina, aferidos em pista de testes pelo Instituto Mauá de Tecnologia.

Ambos são projetos modernos, criados para disputar as primeiras posições de um dos segmentos mais agitados do mercado brasileiro. O Argo estreou em maio com a missão de substituir de uma só vez as versões mais caras do Palio e o Punto. Desenvolvido na Alemanha, o Polo chega para alavancar a participação da Volkswagen no segmento de hatches, ocupando o espaço que existia entre os compactos Gol e up! e o médio Golf.MOTORIZAÇÃO
O Polo leva sob o capô o mesmo motor de quatro cilindros de 1.6 litro de 16 válvulas que equipa algumas versões do Fox e da Saveiro. O propulsor entrega 110 cv de potência e 15,8 kgfm de torque com gasolina ou 117 cv e 16,5 kgfm quando abastecido com etanol. Por utilizar um sistema de escape exclusivo, o motor rende 3 cv a menos com o combustível vegetal. O câmbio é manual de cinco marchas.

Já o Argo é movido pelo motor 1.3, também de quatro cilindros, da família Firefly. Com apenas duas válvulas por cilindro, o propulsor possui comando variável na admissão e no escape (o do Polo tem variação somente na admissão). Ele gera 101 cv e 13,7 kgfm com gasolina e chega a 109 cv e 14,2 kgfm com etanol. A transmissão também é manual de cinco velocidades.

SEGURANÇA
Durante o lançamento do Polo, a Volkswagen fez questão de destacar a nota máxima conquistada pelo hatch nos testes de impacto do Latin NCAP (o Argo ainda não foi avaliado pela entidade). Como o rival, o Polo sai equipado de fábrica com os obrigatórios airbags frontais e freios com ABS e EBD. Mas o controle de tração, os airbags laterais com proteção para a cabeça dos ocupantes dianteiros e o sistema de frenagem pós-colisão (para evitar um segundo acidente) presentes no Volks não estão disponíveis no Fiat. Para a segurança das crianças, os hatches contam com dois pontos Isofix no banco traseiro para a ancoragem das cadeirinhas infantis.

O Polo 1.6 MSI ainda pode receber o controle de estabilidade como opcional. No Argo esse recurso é item de série junto com o controle de tração a partir da versão automatizada Drive 1.3 GSR (R$ 58.900).

ESPAÇO INTERNO E ACABAMENTO
Polo e Argo são idênticos no espaço para até quatro adultos. Por ser maior em quase todas as dimensões, o hatch da Volkswagen é mais amplo lateralmente que o rival. Por outro lado, o Argo leva vantagem no espaço para a cabeça dos ocupantes por causa dos centímetros a mais na altura. Os porta-malas de ambos acomodam 300 litros de bagagem – o compartimento do Polo perdeu 50 litros em relação ao modelo europeu para acomodar o estepe, obrigatório no Brasil.Em termos de acabamento, ainda que não seja dos mais refinados, o interior do Argo aparenta ser mais caprichado por utilizar diferentes tipos de materiais e texturas. A cabine do Polo é bem montada, mas a simplicidade das peças, todas na mesma tonalidade (cinza), não condizem com um carro de quase R$ 55 mil. Parece ter faltado inspiração à Volkswagen na hora de definir o padrão interno do hatch para o mercado brasileiro. Na Europa o Polo pode ser personalizado com peças coloridas, dependendo da versão.

EQUIPAMENTOS POLO 1.6 MSI
A versão de entrada do Polo, com as motorizações 1.0 MPI ou 1.6 MSI, é equipada de série com direção elétrica, ar-condicionado, suporte para celular sobre o painel, banco traseiro bipartido, sistema de som Media Plus com leitor de MP3 e conexões Bluetooth e USB, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas com acionamento elétrico nas quatro portas, chave canivete e rodas de aço de 15 polegadas com calotas.

Opcionais
A Volkswagen disponibiliza dois kits de opcionais para o Polo. O Pacote Safety (R$ 1.050) inclui assistente de partida em rampas, computador de bordo, bloqueio eletrônico do diferencial e controle de estabilidade. Já o Pacote Connect (R$ 2.600) conta com os itens do Pacote Safety, mais volante multifuncional, rodas de liga leve de 15 polegadas e sistema de som Composition Touch com tela sensível ao toque e App-connect.

As pinturas nas tonalidades metálicas (azul Night, cinza Platinum, prata Tungstênio e prata Sirius) custam R$ 1.450 cada, enquanto as sólidas branco Cristal e vermelho Tornado são oferecidas por R$ 450. Apenas a preto Ninja (sólida) não tem custo adicional.EQUIPAMENTOS ARGO DRIVE 1.3
O Fiat também traz de série ar-condicionado e direção elétrica. Esta com a regulagem de altura do volante ausente no Polo. Em contrapartida, os vidros são elétricos apenas nas portas dianteiras. O banco do motorista também possui regulagem de altura, enquanto o painel de instrumentos conta com uma tela de 3,5 polegadas que mostra informações do computador de bordo, além da central multimídia Uconnect com comandos do rádio e da telefonia no volante. O monitoramento de pressão dos pneus e o sistema start-stop também são exclusivos no Argo.

Opcionais
No caso do hatch da Fiar há três pacotes opcionais. O Kit Convenience (R$ 1.200) traz vidros traseiros elétricos e retrovisores externos com repetidores de seta, regulagem elétrica e rebatimento do espelho direito ao engatar a marcha à ré. Já o Kit Stile (R$ 1.900) inclui faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas, enquanto o Kit Parking (R$ 1.400) inclui sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e câmera de ré.

As pinturas da carroceria nas tonalidades sólidas (branco Banchisa e vermelho Alpine) não têm custo adicional. As cores metálicas (prata Bari, cinza Scandium e preto Vesúvio) e perolizada (branco Alaska) saem por R$ 1.600 cada.MANUTENÇÃO
Os dois hatches têm custos parecidos nos preços fixos das revisões programadas (a cada ano ou 10.000 km), que incluem a substituição e verificação de itens previstos no serviço de manutenção e a mão-de-obra das concessionárias. No caso do Polo, há a opção de adquirir as três primeiras manutenções (10.000, 20.000 e 30.000 km) por R$ 999 no ato da compra do carro (somadas custam R$ 1.275).

 
Polo 1.6 MSI
Argo Drive 1.3
10.000 kmR$ 263R$ 260
20.000 kmR$ 539R$ 476
30.000 kmR$ 473R$ 424
40.000 kmR$ 728R$ 820
50.000 kmR$ 473R$ 436
60.000 kmR$ 539R$ 644
TotalR$ 3.017R$ 3.060

SEGURO
As apólices de seguro cotadas pela Carsale Corretora (11 3019-2900) cobrem os veículos em 100% do valor da tabela Fipe, com indenizações de R$ 100 mil a danos materiais e corporais, além de carro reserva por sete dias. O perfil simulado é para o uso particular de um homem de 35 anos, casado, sem filhos, morador da zona sul de São Paulo (SP), com garagem fechada em casa e no trabalho. As propostas não cobrem danos provocados por motoristas com idade entre 18 e 24 anos. Veja os valores abaixo:

 
Polo 1.6 MSI
Argo Drive 1.3
ItaúR$ 2.777,75 (franquia R$ 860)R$ 2.734 (franquia R$ 1.494)
Porto SeguroR$ 2.813,68 (franquia R$ 860)R$ 2.809,96 (franquia R$ 1.494)
Tokio MarineR$ 3.197,30 (franquia R$ 1.500)R$ 3.383,53 (franquia R$ 1.325)
MapfreR$ 3.248,70 (franquia R$ 1.700,50)R$ 3.713,28 (franquia R$ 1.700,50)
LibertyR$ 3.833,99 (franquia R$ 1.865,50)R$ 3.052,87 (franquia R$ 1.520)
Allianzn/dR$ 3.088,53 (franquia R$ 2.036,89)
MédiaR$ 3.174,28 (franquia R$ 1.357,20)R$ 3.130,36 (franquia R$ 1.595,06)

IMPRESSÕES
Enquanto o Polo tem bancos envolventes em posição mais baixa, o Argo aposta em uma ergonomia voltada a quem não se preocupa tanto com a esportividade. O assento do Fiat é um pouco mais elevado. Os dois carros são bem acertados, mostrando que as fabricantes estudaram direitinho as preferências do motorista brasileiro. Ambos entregam desempenho satisfatório, especialmente no trânsito urbano, quando seus motores disponibilizam boa dose de força a baixos giros. Nessa condição, o Polo se sobressai pelo câmbio de engates mais curtos e precisos, tornando a dirigibilidade mais agradável.

As suspensões de Polo e Argo também são dignas de elogios, combinando o acerto ideal para o equilíbrio em curvas sem comprometer o conforto dos ocupantes. Os hatches são equipados com direção elétrica, mas o sistema do Polo é um pouco mais comunicativo e preciso.

Na estrada, o Polo se mostrou ligeiramente mais disposto por conta do motor mais potente e dos 57 quilos a menos. Ainda assim, não se distanciou muito do Argo nos testes de desempenho. Já nas medições de consumo, o Fiat registrou marcas parecidas com as de modelos 1.0. Bem calibrado, o motor 1.3 do Argo conta com o sistema start-stop para interromper o consumo em paradas rápidas.Em resumo, o Polo é mais agradável de dirigir por ter uma dinâmica mais afinada, mas desliza no acabamento muito simples e na ausência de itens cruciais na sua categoria – como meros retrovisores com ajuste elétrico e faróis de neblina, indisponíveis até mesmo entre os opcionais. No entanto, compensa essa falha com os airbags laterais e o controle de tração, ausentes no Argo Drive 1.3. Apesar da semelhança com o Gol, o Polo está mais para um “mini Golf” por conta do comportamento ao volante e da qualidade construtiva inerentes da plataforma MQB-A0 (uma versão encurtada da estrutura do Golf). Comparado com o Argo nesta versão, o novo hatch da Volkswagen tem atributos para conquistar consumidores que colocam o prazer de dirigir como um dos principais fatores na hora de fechar o negócio.

Já o Argo pode ser considerado o melhor carro feito pela Fiat nos últimos anos por destoar positivamente em dirigibilidade e aspectos técnicos dos modelos mais antigos da marca – embora não seja tão prazeroso ao volante quanto o Polo. Um pouco mais barato que o concorrente, o Fiat fica devendo pela falta de alguns itens de segurança, mas leva pequena vantagem em conveniência e conectividade. E apesar do motor menos potente, andou praticamente junto e consumiu menos combustível que o Polo em todas as condições avaliadas.

Teste Carsale-Mauá

 
VW Polo 1.6 MSI
Fiat Argo Drive 1.3
Consumo cidade8,7 km/l (e)
12,6km/l (g)
11,8 km/l (e)
15,4 km/l (g)
Consumo estrada13,9 km/l (e)
18,5 km/l (g)
14,9 km/l (e)
20,5 km/l (g)
0 a 60 km/h 5,05 segundos (e)
5,63 segundos (g)
4,89 segundos (e)
5,00 segundos (g)
0 a 100 km/h 11,39 segundos (e)
12,52 segundos (g)
11,71 segundos (e)
12,50 segundos (g)
0 a 120 km/h 15,67 segundos (e)
17,20 segundos (g)
17,16 segundos (e)
18,91 segundos (g)
Retomada 40 a 100 km/h 10,91 segundos (e)
11,96 segundos (g)
10,90 segundos (e)
11,29 segundos (g)
Retomada 80 a 120 km/h 11,62 segundos (e)
12,71 segundos (g)
11,94 segundos (e)
13,53 segundos (g)
Aceleração em 400 metros17,86 segundos - 127,22 km/h (e)
18,52 segundos - 124,67 km/h (g)
18,07 segundos - 122,81 km/h (e)
18,41 segundos - 118,97 km/h (g)
Aceleração em 1000 metros32,67 segundos - 162,04 km/h (e)
33,77 segundos - 157,13 km/h (g)
33,25 segundos - 156,69 km/h (e)
34,20 segundos - 151,28 km/h (g)
Frenagem 100 a 0 km/h 49,6 metros49,7 metros

Ficha técnica

 
VW Polo 1.6 MSI
Fiat Argo Drive 1.3
CarroceriaMonobloco em aço, cinco portas, cinco lugaresMonobloco em aço, cinco portas, cinco lugares
MotorDianteiro, transversal, injeção multiponto, duplo comando de válvulas no cabeçote, variável na admissão, acionado por correia dentada, a gasolina e/ou etanolDianteiro, transversal, injeção multiponto, comando simples de válvulas no cabeçote, variável na admissão e escape, acionado por corrente, a gasolina e/ou etanol
Número de cilindros4 em linha4 em linha
Número de válvulas16 (quatro por cilindro)8 (duas por cilindro)
Taxa de compressão11,5:113,2:1
Cilindrada1.598 cm³1.332 cm³
Potência (gasolina/etanol)110/117 cv a 5.750 rpm101/109 cv a 6.250 rpm
Torque (gasolina/etanol)15,8/16,5 kgfm a 4.000 rpm13,7/14,2 kgfm a 3.500 rpm
TransmissãoManual de cinco marchasManual de cinco marchas
TraçãoDianteiraDianteira
DireçãoElétricaElétrica
Suspensão dianteiraIndependente McPhersonIndependente McPherson
Suspensão traseiraEixo de torçãoEixo de torção
Pneus e rodas185/65 R15, aço 15"175/65 R14, aço 14"
Freios dianteirosDiscos ventilados com ABS e EBDDiscos sólidos com ABS e EBD
Freios traseirosTambores com ABS e EBDTambores com ABS e EBD
Tanque de combustível52 litros48 litros
Volume do porta-malas300 litros300 litros
Altura1,47 m1,50 m
Comprimento4,05 m4,00 m
Largura1,75 m1,72 m
Entre-eixos2,56 m2,52 m
Peso em ordem de marcha1.083 kg1.140 kg
Carga útil427 kg400 kg
Altura livre do solo120 mm149 mm

Fotos: Divulgação