Ford Ka e Ka+ vão mal em novo teste de impacto do Latin NCAP

O Latin NCAP divulgou nesta quarta-feira (25) mais um resultado de testes de impacto de modelos fabricados e vendidos no Brasil. Desta vez, os Ford Ka e Ka+ foram reavaliados seguindo o novo protocolo da entidade.

Na nova avaliação, a dupla da Ford tirou a nota zero estrela na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças. Segundo o Latin NCAP, Ka e Ka+ apresentaram problema no teste de impacto lateral devido a falta de reforços estruturais na carroceria – caso semelhante ao do Chevrolet Onix.

Em ambos os modelos, a coluna B se chocou contra o corpo do passageiro dianteiro durante o impacto, a ponto de o Latin NCAP considerar que o ocupante estaria em risco mesmo se os carros tivessem airbags laterais. Além disso, a porta traseira se abriu, expondo os passageiros a outro risco.

No teste de proteção para crianças, a nota foi de 3 estrelas em cinco possíveis. O Latin NCAP criticou a falta de cinco de segurança de três pontos para todos os ocupantes e a impossibilidade de desligar o airbag do passageiro, impedindo a instalação de um assento infantil no banco dianteiro. Em contrapartida, a entidade elogiou os ganchos Isofix no banco traseiro, que evitaram o deslocamento das cadeirinhas infantis durante o teste.

As versões dos carros testados não possuem controle de estabilidade, o que contribui para a nota baixa na avaliação.

No teste ao qual foi submetido em novembro de 2015, seguindo outros parâmetros, o Ford Ka foi classificado com nota quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas para crianças.

Foto e vídeo: Divulgação Latin NCAP

Redação: