A Honda confirmou nesta segunda-feira (23) que o novo Civic Si (décima geração) será vendido no Brasil no primeiro semestre de 2018. O modelo chegará importado do Canadá apenas na configuração cupê. A marca japonesa ainda não definiu o preço do esportivo, que deverá custar entre R$ 130 mil e R$ 150 mil.

Produzido na fábrica da Honda em Ontário, no Canadá, o Civic Si leva sob o capô o mesmo motor de quatro cilindros 1.5 turbo a gasolina do Civic Touring vendido no Brasil. No Si, o propulsor é otimizado para render 208 cv de potência e 26,5 kgfm de torque a 2.300 rpm (mantido em 70% da faixa de rotação do motor).

Enquanto as versões “convencionais” utilizam transmissão automática do tipo CVT (variação contínua), o Civic Si conta com uma caixa manual de seis marchas.

De acordo com a Honda, o Civic Si é significativamente mais leve rígido que a geração anterior, incluindo componentes de chassi e de direção aprimorados. Essas melhorias incluem a direção elétrica de duplo pinhão adaptativa com relação variável, suspensão com acerto esportivo, amortecedores adaptativos e diferencial com deslizamento limitado. O Si traz ainda discos de freio de 12,3 polegadas na dianteira e rodas de liga leve de 18 polegadas em pneus de medidas 235/40 R18.

Em complemento aos amortecedores adaptativos, a suspensão recebeu molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais na traseira), buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle ultra rígidos na dianteira, herdados do nervoso Civic Type R (ainda sem previsão de chegar ao Brasil).  O interior do cupê traz exclusivos bancos dianteiros esportivos com costuras vermelhas e logotipos da versão. A costura vermelha dos bancos é replicada nas portas, volante e na coifa do câmbio, com alavanca em alumínio. Outros detalhes do interior são a iluminação vermelha do painel em TFT e dos comandos internos, os pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos com acabamento Dry Metal Carbon.

Em termos de conectividade, o novo Civic Si também traz um sistema multimídia de sete polegadas sensível ao toque, que controla todas as funções de áudio e é integrada aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, proporcionando uma conexão fácil do smartphone ao automóvel. O Si traz ainda sistema de áudio de 450 watts, com 10 alto-falantes.

Fotos: Divulgação