Cronos. Este é o nome da variante sedã do Argo, revelado nesta sexta-feira (20) nas redes sociais da Fiat Argentina, que premiará o acertador com uma viagem à Itália. No Brasil, o nome foi divulgado pouco depois durante uma inusitada corrida de Unos Mille com escada no teto. O modelo poderá ser apresentado ainda em 2017 para estrear no primeiro trimestre do ano que vem como o substituto do Grand Siena e do Linea. Até lá, interessados no Cronos podem se cadastrar no hotsite para receber informações sobre o sedã.

Até então conhecido como Projeto X6S, o Cronos será fabricado na Argentina para ser comercializado na América Latina. No Brasil, o sedã será comercializado nas versões Drive 1.3 e Precision 1.8, seguindo o mesmo padrão de equipamentos do Argo. O modelo deverá ser equipado de série com controles eletrônicos de estabilidade e tração a partir da variante Drive 1.3 GSR.Como no hatch, o motor Firefly 1.3 de 101/109 cv de potência e 13,7/14,2 kgfm de torque (gasolina/etanol) será oferecido com câmbio manual ou transmissão automatizada GSR, ambos de cinco marchas. Na versão Precision, o motor 1.8 entrega 135/139 cv e 18,8/19,3 kgfm (gasolina/etanol), associado à caixa manual de cinco velocidades ou ao câmbio automático de seis marchas.

O Cronos será equipado de série com sistema start-stop, que desliga e religa o motor em paradas breves para economizar combustível.O visual seguirá as linhas do Argo, mas com algumas diferenças sutis. A grade frontal em formto de colmeia será substituída por outra com filetes, enquanto a parte inferior do para-choque dianteiro será levemente retocado. Já a traseira terá o volume do porta-malas encurtado, como no Chevrolet Prisma, com lanternas horizontais invadindo a tampa do compartimento de bagagens.

Mirando concorrentes que têm o espaço interno como trunfo, o Cronos terá entre-eixos um pouco maior que o do Argo para ampliar a cabine. O novo Fiat competirá em diferentes faixas de preços. As versões Drive 1.3 devem brigar com Volkswagen Voyage, Chevrolet Prisma, Ford Ka+, Nissan Versa e Renault Logan. Já as variantes Precision 1.8 serão rivais de Chevrolet Cobalt, Honda City e dos também novatos Volkswagen Virtus e Toyota Yaris, também previstos para o ano que vem.

Imagem: Reprodução Twitter Fiat Argentina
Projeções: Kleber Silva, 25 anos, é designer gráfico, apaixonado por carros, miniaturas, filmes e músicas. Portfólio:https://www.behance.net/designerklebers