A Ford trouxe ao Brasil para exibição na 21ª edição do Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran), a ser realizado até o próximo dia 20 em São Paulo, o F-450 Super Duty Platinum com cabine dupla e tração 4×4. O caminhão leve, que lembra uma picape anabolizada, é um dos sucessos de venda da marca nos Estados Unidos e está sendo apresentado na feira como veículo demonstrativo do potencial da Série F.

O F-450 Super Duty combina as características de um veículo comercial de trabalho com o conforto e a tecnologia de última geração de uma picape de grande porte, bastante comuns no mercado norte-americano para atividades mistas de rodagem pesada, como o reboque de trailers, por exemplo.

Produzido e vendido exclusivamente nos Estados Unidos, o F-450 Super Duty não tem previsão de ser comercializado no Brasil. O caminhão leve é equipado com um motor de 6.7 litros V8 turbodiesel, que entrega mais de 440 cv de potência e massivos 128 kgfm de torque máximo. O câmbio é automático de seis velocidades.

O chassi do F-450 Super Duty é feito com mais de 95% de aço de alta resistência, enquanto a carroceria é de liga de alumínio de nível militar, contribuindo para uma capacidade de carga útil de 3.460 kg e capacidade de reboque de 14.741 kg.

Entre os equipamentos de série, o caminhão conta com 20 tecnologias de assistência ao motorista, como direção elétrica progressiva, assistente de ré para trailer, o piloto automático adaptativo com sistema anticolisão, alerta de ponto cego e tráfego cruzado, alerta de permanência em faixa, monitoramento de pressão dos pneus. O F-450 Super Duty traz também sete câmeras de alta resolução (duas dianteiras, duas laterais, duas traseiras e uma na caçamba), que facilitam o engate de trailers, e abertura e fechamento remoto da tampa da caçamba.

Na versão apresentada na Fenatran, a topo de linha Platinum 4×4, o F-450 Super Duty tem preço inicial de US$ 77.325 nos Estados Unidos (cerca de R$ 243 mil em conversão simples).

Fotos: Divulgação