Novo Polo ou usado “top”? Qual carro comprar com os seus R$ 50 mil

Se você é daqueles que acompanham as notícias do mundo automotivo, certamente viu que essa semana a Volkswagen apresentou o novo Polo. Não se fala em outra coisa, já que o carro é moderno, atraente e tem tudo para conseguir uma boa fatia do mercado.

Como tem sido prática no mercado, a VW “abriu o carrinho” na forma de pré-venda, já que ainda não tem os carros para pronta entrega.

Recentemente, a Renault fez o mesmo com o Kwid, carro que foi exposto no Salão do Automóvel do ano passado, deixando claro que é pequeno, nos moldes de VW up! e Fiat Mobi. A pré-venda foi excelente e hoje a fila de espera é grande, mas também veio à público a notícia de muitas desistências. Para a surpresa de alguns compradores que reservaram o carro sem antes conhecê-lo pessoalmente, ele decepcionou em alguns aspectos. Acho que acreditaram que era um SUV compacto, como estava sendo divulgado, mas depois viram que é só um pequeno hatch mais altinho.

Acho curioso a pessoa que compra um carro sem ver antes. Para mim, é importante entrar, regular banco, cinto de segurança, volante e retrovisores, checar a ergonomia, e dar umas voltas. Enfim, é como uma roupa que precisamos experimentar para ver se aquilo que está no cabide fica bem em nosso corpo.

Como não tenho dúvidas que vão vender muitos Polos nessa pré-venda, quero deixar aqui a minha lista de carros usados, conhecidos e consagrados, que o leitor poderá levar em consideração, caso não queira perder dinheiro comprando um caro zero quilômetro.

Vou levar em consideração o Polo de entrada, que tem preço de R$ 50.000 mais 10 reais de troco. Nessa versão, denominada apenas “Polo” mesmo, o motor é o tricilíndrico aspirado de 1 litro, já presente em outros modelos da marca. Completo, como é de se esperar, tem ar condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, quatro airbags (frontais e laterais), sistema de som e mais algumas perfumarias.

É um pacote bom, mas vou mostrar como é possível pagar o mesmo por um usado que é superior em algum quesito. Os valores têm como referência a tabela fipe de setembro de 2017.

  • Pequenos com câmbio automático

Toyota Etios hatch XS 1.5 16v automático 2017 – R$ 48.754

Nissan March SL 1.6 16v automático 2017 – R$ 49.212

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6 16v automático 2017- R$ 49.682

Aqui a vantagem está nos motores mais potentes, no conforto do câmbio automático e no pacote de equipamentos. O Etios tem controlador de velocidade, o March central multimídia com câmera de ré e o HB20 um ótimo câmbio de 6 marchas. Ambos são carros com motores relativamente potentes com baixo consumo de combustível. Não tenho dúvidas que são mais racionais que o Polo.

  • Hatchs compactos mais completos

VW Fox Highline 1.6 16v manual 2016 – R$ 46.616

Fiat Punto Blackmotion 1.8 16v 2016 – R$ 48.130

Ford Fiesta hatch Titanium 1.6 16v manual 2016 – R$ 54.783

São carros do mesmo porte do Polo, porém em suas versões mais completas. Aqui temos volantes multifuncionais, centrais multimídias, bancos em couro e mais uma série de mimos. O Fox tem o elogiado motor 1.6 16v, presente no Polo intermediário, o Punto tem 132 cv e o Fiesta 7 airbags mais controle de estabilidade e tração.

  • Hatchs médios

VW Golf Sportline 2.0 8v automático 2014 – R$ 47.790

Peugeot 308 Griffe 1.6 16v turbo automático 2014 – R$ 48.399

GM Cruze Sport6 LTZ 1.8 16v automático 2013 – R$ 51.965

Fiat Bravo Essence 1.8 16v manual 2016 – R$ 52.012

Nenhuma novidade, sendo que alguns até saíram de linha, mas convenhamos que esses hatchs médios são superiores em acabamento e dirigibilidade. O Golf é daqueles carros que nasceram certo e tem o ótimo câmbio de 6 marchas. O 308 e o Cruze dão um show de segurança, com 6 airbags, controles de estabilidade e tração. Para quem não quer carros tão antigos, tem o Bravo manual que é bem prazeroso de guiar. Todos eles possuem motores bem superiores em potência e torque, comparado com o Polo de entrada.

  • Esportivo

Renault Sandero RS 2.0 16v manual 2016 – R$ 51.906

Posso até estar forçando um pouco a barra, mas um carro com dois anos de uso nesse valor que tenha relação peso/potência abaixo de 8 kg/cv, câmbio manual de 6 marchas, controles de estabilidade e tração tem que ser chamado de esportivo! Garanto que é muito mais prazeroso de guiar que o Polo 1.0.

  • Descolado

Audi A1 Attraction 1.4 16v turbo automatizado 2012 – R$ 52.862

Para os compradores de Polo que ainda não tem filhos, que tal colocar na garagem um carro da marca de grife da VW? O A1 é daqueles carros que chamam a atenção pela beleza e acabamento refinado, junto com um moderno motor, potente e econômico. Além disso, o pacote de segurança é completo, algo que só os Polos mais caros terão.

Agora vem a melhor parte: todos esses modelos estão disponíveis no mercado à pronta entrega, basta procurar seu usado, comprar e ser feliz!

Felipe Carvalho é o primeiro caçador profissional de carros do Brasil. Acesse o site www.cacadordecarros.com.br e saiba mais. Inscreva-se no canal do Caçador de Carros no YouTube e curta a página de Felipe no Facebook.

Felipe Carvalho: