A SsangYong, marca sul-coreana que ficou conhecida no Brasil pelo visual controverso de seus veículos, está de volta ao país. Sem representante oficial desde 2015, a marca agora será representada pela Venko Motors, empresa responsável pela introdução da Chery no Brasil.

A estreia da marca acontecerá em 2018 com cinco modelos. No primeiro semestre chegarão quatro de uma vez: a picape média Actyon Sports e o SUV compacto Korando, ambos já conhecidos do mercado nacional, porém, com novas gerações e visual bem mais harmonioso.

Ambos contarão com o motor 2.2 turbodiesel Euro 6 de fabricação própria e não mais os antigos projetos da Mercedes-Benz. O propulsor rende 180 cv e entrega 40 kgfm de torque. O câmbio será automático de seis marchas fornecido pela Aisin. A picape terá tração 4×4 com reduzida, enquanto o SUV terá tração integral e permanente.

Os outros dois que chegam no começo de 2018 são o Tivoli e o XLV, que é uma versão estendida do primeiro. São 23,8 cm de diferença para oferecer um porta-malas de 720 litros contra um de 423 litros da variante convencional.

Por fim, já no último trimestre de 2018, a marca trará ao Brasil a quarta geração do SUV Rexto, que será posicionado como topo de linha da marca.

A Venko Motors também garantiu que os atuais clientes não ficarão na mão no que diz respeito a peças e manutenção. A empresa assumirá os 16.511 clientes, oferecendo até a possibilidade de estender a garantia de seus carros, desde que as revisões tenham sido feitas até agosto de 2015.

O plano da importadora é terminar 2017 com 30 pontos de venda, desses, 16 são remanescentes da antiga operação e chegar a 50 lojas até o fim de 2018.