Quando o primeiro Hummer H1 elétrico do mundo aparece ao lado de Arnold Schwarzenegger parece até uma cena do filme Exterminador do Futuro. No entanto, o ex-governador da Califórnia e celebridade de Hollywood é apenas um dos apoiadores da empresa que transformou o Hummer H1 em um protótipo elétrico, a startup austríaca Kreisel Electric GmbH.

Desenvolvido em dois meses, o H1 elétrico é equipado com uma bateria (de 100 kWh) que alimenta dois motores elétricos, gerando uma potência combinada de 490 cavalos. Essa tecnologia permite que o grandalhão de 3.300 kg tenha uma autonomia para rodar até 300 quilômetros com uma carga, de acordo com a Kreisel. A empresa informa ainda que o H1 pode chegar a 120 km/h de velocidade máxima.

Durante a apresentação do H1 elétrico, Schwarzenegger, que é fã de modelos off-road e ativista ambiental, não poupou elogios para a startup austríaca. “No ano passado a Kreisel transformou meu (Mercedes-Benz) Classe G em um elétrico. Agora um Hummer. Se a Kreisel continuar nesse ritmo, em breve poderei voar até Los Angeles em um avião elétrico”, comentou.

Além de apresentar o protótipo elétrico, a Kreisel também inaugurou uma nova fábrica em Reinbach, cerca de 100 quilômetros a leste de Innsbruck, com capacidade anual para produzir até 8 mil pacotes de baterias para os setores de automóveis e aviação. A nova unidade também está apta a desenvolver e construir protótipos elétricos para fabricantes de veículos.

Imagem: Divulgação